sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Jean Wyllys: “60% dos congressistas usam serviços de prostituição.”

Via CartaCapital

Mal chegou ao Congresso e a proposta do deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) de regularizar a prostituição já provoca celeuma entre os colegas.

Tudo porque, em entrevista ao portal iG, Wyllys afirmou que são grandes as chances de o projeto ser aprovado porque, segundo ele, “60% da população masculina do Congresso Nacional faz uso dos serviços das prostitutas”. “Acho que esses caras vão querer fazer uso desse serviço em ambientes mais seguros”, afirmou.

A declaração provocou reações dos colegas, sobretudo da bancada evangélica, o principal entrave para o texto. “Esse comentário é deselegante. É uma ofensa”, disse o líder do PPS na Câmara, Rubem Bueno. O líder do PR, Lincoln Portela, disse ao iG que, com o projeto, não demoraria para “termos faculdade formando prostituta”.

Esta é a segunda tentativa de regulamentar a profissão. Em 2003, projeto similar foi apresentado por Fernando Gabeira (PV/RJ), mas foi arquivado pela Câmara. O projeto de Jean Wyllys, colunista do site de CartaCapital, prevê que as prostitutas tenham acesso à saúde e planos de aposentadoria.

Após a polêmica, Wyllys divulgou uma nota em que critica a forma como a declaração foi recebida. Confira:


“Está claro – até porque usei o verbo no futuro do pretérito (‘diria que 60%…’), tempo verbal que torna relativa e incerta qualquer afirmação – está claro que eu não me referi a estatísticas precisas, levantadas por institutos de pesquisas. Considerando que jornalistas fossem capazes de levar em conta essas nuanças da língua, espantou-me a maneira literal como parte da imprensa interpretou essa frase.

Na verdade, eu sei que essa parte da imprensa, até por estar em jogo os direitos de uma minoria difamada (as prostitutas), investiu na cobertura sensacionalista que sempre gera audiência, mas também histeria. É óbvio que a referência a 60% queria dizer “a maioria”; e que essa percepção de que boa parte dos homens já recorreu a serviços de prostitutas não é só minha nem é mentira, por mais indignados que os autoproclamados paladinos da “moral” e dos “bons costumes” tenham-se mostrado indignados com ela.

Essa percepção é fruto da realidade que vemos todos os dias, das conversas que ouvimos, da literatura que lemos e dos filmes a que assistimos: sim, as prostitutas existem e a maioria dos homens recorre a seus serviços! De mais a mais, o fato de que parlamentares recorrem a serviços de prostitutas já foi divulgado diferentes vezes por diferentes veículos de comunicação. É só procurar por essas matérias.

Por fim, gostaria de ver os deputados que se inflamaram com a estatística imprecisa indignados com o que realmente importa: por exemplo, com o fato de os prováveis novos presidentes da Câmara e do Senado estarem envolvidos em denúncias de corrupção e com o fato de muitos dos parlamentares terem vendido seus votos em matérias importantes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.