sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Nazismo no berço: Alemanha deporta velhos para diminuir custos

 do Informação Incorrecta via Blog do Gilson Sampaio
A Alemanha e o vício antigo





Ok, a palavra faz um certo efeito, sobretudo porque é utilizada no caso de algo que se passa na Alemanha, mas não está totalmente desproporcionada. A palavra é "deportação".

Mas de quem? Dos idosos.

A usa-la é o diário britânico The Guardian, num artigo que faz luz sobre as reais condições de vida no País considerado como um exemplo no âmbito da União Europeia. Vamos ver o que isso significa.

Um número crescente de idosos doentes alemães são enviados para o estrangeiro para serem submetidos a tratamentos de longa duração em lares ou centros de reabilitação. A iniciativa, que tem visto milhares de aposentados mudar para a Europa Oriental ou a Ásia, tem sido fortemente criticada por parte de organizações que tratam de bem estar e de direitos humanos.

Mas porque os velhotes são "deportados"? Por causa do aumento dos custos e da diminuição dos cuidados na Alemanha.

A população envelhece, os custos sociais crescem, e se o lema for "austeridade" (com os relativos cortes) o dinheiro não dá para todos. Então, tal como as empresas são deslocadas na tentativa de baixar os custos, da mesma forma os velhotes são enviados para o estrangeiro para poupar.

Actualmente, cerca de 7.000 idosos encontram-se em abrigos da Hungria, 3.600 na República Checa e na Eslováquia; várias centenas em Espanha, Grécia, Tailândia ou Filipinas.

The Guardian falou com muitos deles, os quais afirmam não estarem nada satisfeitos: de facto foram forçados a seguir esta opção com extrema relutância, não se fala aqui de pessoas abastadas que escolhem clínicas no estrangeiros.

E este é apenas o início: várias empresas especializadas na área abriram filiais nesses Países para estipular acordos com o sistema de saúde alemão de saúde e "receber" assim os velhotes enviados para os tratamentos.

As associações alertam: os idosos muitas vezes abdicam do tratamento, os que aceitam ficam em lugares distantes, com línguas diferentes, longe da própria casa, do bairro. E tudo em nome da poupança do Estado.

Este é o resultado das políticas de Angela Merkel, este é o doentio projecto chamado União Europeia.

Ipse dixit.

Fonte: The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.