terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Capitalismo e Nazismo: Fanta O Sabor do Nazismo!


Por decheers via livreiniciativa.wordpress

Você sabia que a Fanta faz parte da linha de produtos da Coca-Cola? ohhh, que novidade.

Agora, você sabia que a Fanta foi inventada em 1940, especialmente para a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial? É verdade, graças a guerra a Fanta existe. Tava rolando tiro pra todo lado e os alemães lá, sendo os primeiros a experimentar a novidade. Dizem até que as vestimentas e mantimentos de guerra eram compostos por: capacete, bota, farda, metralhadora e um cantil de Fanta.


Bamboocha
Como na guerra quem ta dentro quer sair, e quem ta fora não quer entrar, os ingredientes que vinham dos Estados Unidos para a fabricação da Coca não podiam mais entrar na Alemanha. Mas é óbvio, como um país que declara guerra a outro vai manter relações econômicas? Um dos princípios da teoria econômica nazista eram os chamados assuntos domésticos imediatos, e isto incluía a eliminação do desemprego. Assim, os remanescentes da indústria para não parar a produção e despedirem muitos trabalhadores, resolveram inventar um novo produto a partir da matéria prima disponível. Baixou um McGyver no químico e do queijo + maçã = Fanta. Vou confessar, já fui viciado em Fanta. Mas o gosto do refrigerante nesta época não devia ser lá muito agradável.

A laranja só foi utilizada no processo mais tarde, pois era abundante nas plantações alemãs. Já o nome veio de “fantástica” devido a facilidade da pronúncia em qualquer idioma. Na época, procuravam dissociar a Fanta de sua empresa matriz, mas o dinheiro para os investimentos continuava vindo da Coca americana. Com o sucesso do produto duas décadas mais tarde, o conselho de diretores autorizou a criação da Companhia de Bebidas Fanta. Hoje, a Fanta está em vários países, e pode ser encontrada nos mais inusitados sabores. Já provou a Fanta Morango com Leite Condensado vendida no Japão?

Então Bamboocha, enquanto você saboreia sua Fanta Laranja, ou Fanta Uva aqui no Brasil, lembre-se que esta foi criada para que a Coca-Cola continuasse a fazer dinheiro, enquanto milhares de pessoas morriam na Alemanha Nazista.

Fonte:
http://livreiniciativa.wordpress.com/2009/02/11/fanta-o-sabor-do-nazismo/

2 comentários:

  1. Respeitosamente discordo da associação proposta nesse post. A Volkswagen também foi criada na Alemanha a época do nazismo mas quem dirige um Fusca não necessariamente "acelera" o nazismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensagem que o artigo trás não é a de que quem "bebe fanta ou pilota fusca acelera o nazismo" e sim de que o capitalismo e o nazismo deram as mãos. Deram tanto as mãos que ambos se uniram para combater um inimigo comum. O marxismo. Até hj os comunistas sao perseguidos e mal vistos na sociedade alemã e americana. Recentemente esteve no Brasil o professor David Harvey (NY University), durante uma palestra proferida na PUC-SP, Harvey disse: "Adoro dar aulas e palestras aqui no Brasil e na America Latina, aqui a gente tem liberdade pra falar das obras de Karl Marx". Hitler ja em Mein Kamf tinha deixado bem claro todo seu ódio a Karl Marx e ao comunismo, que segundo ele, era o "pior mal ja inventado pelos " (Marx era um judeu). Abraços Exoman, obrigado pela visita.

      Excluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.