quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Neoliberalismo: Desemprego e miséria abalam a Europa

por Altamiro Borges
Miriam Leitão, Sardenberg e vários outros “urubus” da mídia rentista, que vivem pregando a adoção no Brasil dos dogmas neoliberais, deveriam cobrir com mais atenção os efeitos destrutivos destas medidas na Europa. Das duas uma: ou fariam autocrítica das besteiras que alardeiam ou teriam de confessar que defendem os interesses dos banqueiros e dos ricaços. Um rápido balanço de 2012 evidencia o desastre causado pelo receituário neoliberal na zona do euro. O desemprego disparou e a miséria se espraiou no velho continente.

Em outubro passado, pelo 18º mês consecutivo, a taxa de desemprego voltou a subir e bateu recorde nos países que utilizam a moeda comum. Pulou de 11,6%, em setembro, para 11,7%, segundo dados da Eurostat, a agência oficial de estatísticas da região. No mesmo período do ano passado, o bloco tinha desemprego de 10,4%. Em 2008, no início da crise econômica, a zona do euro registrava índice de 7,6%. As medidas de “austeridade” aplicadas pelos governos rentistas da região só agravaram este drama social.

A situação é ainda mais dramática nos “primos pobres” da Europa. Na Espanha, o desemprego atingiu no final do ano passado 26,2% da população economicamente ativa. Já na Grécia ele vitima um quarto da força de trabalho: 25,4%. Em Portugal, a taxa disparou de 13,7%, em 2011, para 16,3%, em 2012. Na Irlanda, o desemprego alcançou 14,7%, marca um pouco melhor que os 15% registrados em outubro do ano retrasado. As menores taxas se encontram na Áustria (4,3%), em Luxemburgo (5,1%) e na Alemanha (5,4%).

Com o aumento do desemprego e o corte dos gastos sociais, o nível de pobreza atinge índices alarmantes no continente que se gabava do seu estado de bem-estar social. Segundo recente estudo oficial, 24,2% dos europeus – 119 milhões de pessoas – encontram-se hoje na situação de “risco de pobreza”. O índice é quase um ponto percentual maior que o registrado no ano anterior (23,4%) e, segundo a própria Eurostat, está ligado ao aumento do desemprego decorrente da prolongada crise econômica.

Bulgária e Romênia, dois países dizimados pela restauração capitalista, lideram a lista das nações com mais pessoas na pobreza – com 49,1% e 40,3%, respectivamente. Já a Grécia viu seu percentual saltar de 27,7% para 31,1% no período de apenas um ano. Na Espanha, o índice pulou de 25,5% para 27%. Os dois países que apresentam melhores resultados – Islândia (13,7% de pobres) e Noruega (14,6%) – não por acaso estão fora do bloco econômico europeu, hoje hegemonizado pelos neoliberais.

Comentário:
O Brasil só nao esta igual a Europa por que o nosso povo nao foi bobo de continuar no erro de acreditar nas promessas vãs dos neoliberais do PSDB e DEM e optou por mudança elegendo Lula e Dilma (que frearam as medidas neoliberais e optou pelo keynesianismo).
Hoje o Brasil aparece no mundo como uma das economias mais estáveis e batendo recorde na criação de empregos e distribuição de renda, realidade muito diferente daquela da era FHC onde o desemprego batia recordes, maioria do povo recorria a informalidade, Brasil quebrou 3x e vivia pedindo socorro ao FMI. Hoje o Brasil nao só esta bem como mantém reservas internacionais recordes na casa dos 800 bilhoes de reais. Graças a isso podemos passar com certa segurança por este tsunami de crises que abala o capital de forma nunca antes vista. especialista são unanimes em dizer, a Europa irá ficar pelo menos 10 anos em crise. Os EUA nao estao atrás, depois de anos de politicas neoliberais defendidas pelos chicagos boys, EUA é hj uma das economias mais arrasadas com dividas que batem a casa dos trilhoes de dolares. Só um milagre (ou novas guerras e invasões  para salvar os americanos. A Inglaterra nao fica atrás. Este que ja foi a nação mais rica do mundo, hj é o pais mais endividado do mundo. Teu desespero é tanto que ja voltou a ameaçar paises sulamericanos. recentemente a Inglaterra avisou a Argentina que esta "pronta para o uso da força", caso Cristina continue pedindo para que devolva suas ilhas (tomadas a força décadas atrás).

Um comentário:

  1. Bruno Henrique01/07/2013, 23:15

    Estás distorcendo a relação de causa-efeito. Você mesmo diz:

    "Com o aumento do desemprego e o corte dos gastos sociais, o nível de pobreza atinge índices alarmantes no continente que se gabava do seu estado de bem-estar social."

    Ora, foi justamente por gastar mais do que deveria que os estados de bem-estar social europeus estão pagando a conta agora. As políticas de austeridade vieram após o início da crise e não o contrário.

    Os países europeus que ainda detém certa estabilidade, entre eles a Alemanha e a Inglaterra, foram os que, ainda nas décadas de 70 e 80, previram a insustentabilidade do estado de bem-estar social. Outros, como a Grécia, Portugal, Espanha e Itália, demoraram pra diagnosticar o óbvio.

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.