quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Brasil é o gigante que despertou?

Por Marivalton Rissatto* via seu Blog Ciencia, Politica e Religião

Brasil  "O gigante não esta mais adormecido"  é o que diz uma empresa de uísque em sua propaganda. Mas o que de fato isto significa?

O Brasil era tido por vários outros países "gigantes", como o gigante adormecido, porém devido aos avanços econômicos e sociais ocorridos durante a era Lula-Dilma, as coisas parecem que estão tomando outras formas. Vamos a alguns fatos.

Os uruguaios parecem estar adorando as cervejas brasileiras (Ambev).  As filiais do Banco Itaú na capital Montevidéu já fazem parte do cenário desta bela cidade.

Mas nem tudo são flores, parece que  quando as firmas brasileiras passaram a comprar os armazéns frigoríficos do país (2006), muitos uruguaios torceram o nariz. Talvez estejam incomodados com o fato de que  o grosso dos negócios com a carne bovina, campeã de exportações do país, encontrava-se em mãos brasileiras. Ponto pra nós!

Frigoríficos no Uruguai, plantações de soja no Paraguai, usinas hidrelétricas no Peru: as empresas do Brasil conquistam a América do Sul. E com cifras de impor respeito. Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, o total das exportações nacionais para o restante da América Latina e o Caribe saltou de 11,5 bilhões para 57 bilhões de dólares, entre 2002 e 2011. (Ainda não contabilizei 2012 hehe)

Isso situa a região como segundo mais importante mercado para o comércio externo brasileiro, depois da Ásia.

Tal cenário totalmente é totalmente distinto ao da era FHC, onde o nosso maior "parceiro" comercial era os EUA e a nossa mídia vassala implorava para que o Brasil mergulhasse na furada da Alca (Area de Livre Comercio com EUA).
Mas o fato é que atualmente a política-econômica brasileira segue em ritmo invejável. Apesar de jornalecos ingleses viverem pedindo a cabeça do Ministro Mantega, a mineradora Vale S.A. por exemplo, pretende investir no exterior um total de 9,6 bilhões de dólares até 2014  (especialmente em países africanos como Moçambique, Angola e Zâmbia). 

Com 17 mil funcionários, a multinacional Odebrecht é a maior empregadora privada de Angola. E a Petrobras já esta explorando petróleo em Angola e na Nigéria.

A expansão brasileira no continente africano é fruto da virada politica implementada por Lula, fortalecida e continuada por Dilma, que aos poucos vem se distanciando dos EUA e buscando novos parceiros econômicos (muito menos nocivo).

No continente, o "gigante despertado"  está representado com, no mínimo, 37 embaixadas. E, ao oferecer créditos acessíveis, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também ajuda a financiar grandes projetos domésticos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou os países ao sul do Saara mais de uma dezena de vezes durante seus dois mandatos, de 2003 a 2011. Também sua sucessora Dilma Rousseff segue apostando na cooperação sul-sul. Com resultados palpáveis: de 2000 até agora, o volume anual de negócios Brasil-África cresceu de 4,2 bilhões para mais de 20 bilhões de dólares.

Voltando a América do Sul, com a adesão da Venezuela ao Mercosul, temos uma das maiores reservas de petróleo do mundo e tudo indica que o Brasil só tem a ganhar com o comercio com a Venezuela, um dos países mais promissor da América Latina que passa por uma revolução social que ja conseguiu extinguir o analfabetismo (coisa que nós ainda não conseguimos).

Não há outra escolha, o Brasil tem o dever de continuar este programa que só vem dando bons resultados. Manter o crescimento, aumentar o crescimento, estender as politicas sociais e continuar a distribuir renda, este é o caminho mais seguro para o Brasil.

E não adianta falar que não tem dinheiro, pois as reservas internacionais do Brasil batem recordes, o montante já chega proximo a 1 Trilhão (na época de FHC o Brasil tinha que se ajoelhar e pedir migalhas ao FMI, lembram?).


"Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza."

Bom é isso. Que o "gigante" continue caminhando ...."Keep Walking Brasil"!
__________________________________

*Marivalton Rissatto é graduando em Sociologia (Umesp), formado em Metdologia Cientifica pela FGV, participou dos cursos de Direitos Humanos, Licitações e Combate a Cartéis pelo Ministério Publico Federal (Senasp) e administra o Blog "sujo", Politica, Ciencia e Religião. E-MAIL marivalton@hotmail.com   FACEBOOK/marivalton

Um comentário:

  1. Muito bom, bem escrito, parabéns. Abraço

    Elizabeth Schmidt

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.