sábado, 27 de outubro de 2012

Palestina: derrota do colaboracionismo

DE Olhar o Mundo
Nas eleições municipais da Margem Oeste, o Presidente das Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e seu partido, o Fatah, foram derrotados.

Apesar do Fatah concorrer praticamente sozinho(o Hamas não participou) contra candidatos independentes, perdeu em 5 das 11 cidades principais.

Alem disso,a abstenção passou de 50%.

Pesou contra Abbas e o Fatah uma série de fracassos: no processo de paz que sequer começou; na busca de reconciliação com o Hamas; na tentativa de reconhecimento como país independente pela ONU; na economia que entrou em crise, com salários dos funcionários públicos atrasados desde setembro.

Ficou claro que o povo votou contra a política de conciliação com Israel, semelhante à do governo de Vichy, criado pelos alemães na 2ª Grande Guerra para administrar parte da França, sob controle de Berlin..

Na Palestina, em decorrência dos tratados de Oslo, parte da Margem Oeste passou a ser administrada, com poderes bastante limitados, pela chamada Autoridade Palestina.

Sua função era colaborar com Israel na segurança- perseguindo e prendendo os elementos radicais, garantir o fluxo das mercadorias israelenses e cuidar dos serviços públicos, além de estimular as atividades econômicas em geral.

Tudo sob a supervisão do exército de Israel.

Era um relacionamento semelhante ao do governo de Vichy com os dominadores alemães.

A ideia era; através da colaboração entre israelenses e palestinos, seria mais fácil realizar negociações que fossem gradativamente conduzindo à independência da Palestina.

O objetivo final desse processo de paz seria a existência de 2 estados: uma Palestina livre e um Israel seguro em suas fronteiras.

Mas não deu certo. Nem poderia dar.

Israel não parou de construir novos assentamentos em terras palestinas, tornando a situação cada vez mais difícil de ser resolvida já que, para haver independência da Palestina, eles não poderiam contiuar existindo.

Hoje esses assentamentos já tem uma população de 500 mil habitantes.

Nos dois governos Netanyahu o ritmo de novas construções atingiu osmaiores picos.

Embora se dizendo, publicamente, favorável à solução dos 2 estados, o premier israelenseen famille repetidas vezes assegurou sua fidelidade à ideia do Grande Israel, incluindo a Palestina.

Há alguns meses, a comissão Levy, nomeada por Telaviv, entregou um estudo sobre a Palestina, afirmando que toda ela pertencia a israel. Portanto, cabia ao governo, inicialmente legalizar todos os assentamentos irregulares feitos na Margem Oeste, desrespeitando as próprias exigências das leis israelenses.

Num segundo passo, toda a Margem Oeste deveria ser anexada a Israel, acabando com o sonho da Palestina independente.

Netanyahu recebeu o estudo sem fazer comentários mas, na semana passada, ordenou a legalização de todos os muitos assentamentos ilegais judeus na Margem Oeste, atendendo á primeira proposição da comissão Levy.

Ficou evidente sua intenção de criar o Grande israel.

O que não deveria provocar surpresa.

Afinal, a Carta de Princípios do Likud, o próprio partido do premier Netanyahu, proclama que os assentamentos são “a realização dos valores sionistas” e a Margem Oeste e o total de Jerusalém pertencem a israel.

Se uma das partes deixou bem claro que não está de acordo com o objetivo final do processo de paz – a solução dos 2 estados – a conclusão só pode ser uma : o processo de paz está morto.

Foi invocando as negociações entre as partes como única forma de se promover um processo de paz justo e equânime que o governo Obama sabotou a apresentação do reconhecimento unilateral da Palestina pelo Conselho de Segurança da ONU. Pelo mesmo motivo, a Europa unida somou com ele.

Foi para não perturbar esse processo de paz que os EUA manifestou-se contra a entrada dos palestinos na UNESCO; contra a condenação dos crimes do exército israelense no ataque a Gaza e à frota de socorro humanitário; contra uma série de propostas de comissões de inquérito da ONU sobre violências e violações israelenses na Margem Oeste.

Agora que o próprio Bibi Netanyahu lançou uma pá de cal sobre o processo de paz e a solução dos 2 estados será difícil para Obama justificar sua ação totalmente parcial no Oriente Médio, favorecendo Israel e prejudicando os árabes.

Jefferson, Washington, Tom Paine, Franklin e os outros pais da pátria americana ficariam vermelhos de vergonha.

Voltando à Terra, gostaria de lembrar que, antes da viagem de Abbas a Nova Iorque para falar na Assembleia Geral da ONU, ele declarou que renunciaria ao voltar.

Foi sua 15ª renúncia.

Ele agora diz que vai adiá-la até a conclusão do requerimento da Palestina à ONU para ser aceita como membro não-oficial.

Em caso de vitória, que ele tem como certa, aposto que voltará atrás.

Não deveria. Sua política de complacência com os EUA e de colaboração com Israel não resultou num único passo em direção á Independência.

Não conseguiu de Netanyahu qualquer concessão de algum valor.

Mas nem tudo está perdido para os palestinos.

Ainda lhes resta um caminho: a resistência civil, defendida por Bargouthi, o líder preso numa penintenciária de Israel.

Não colaborar de nenhuma forma com Israel. Boicotar seus produtos e seus serviços.

Insistir sempre em lutar por novas posições na ONU e em outros organismos internacionais.

Denunciar as violências do exército israelense.

Estimular o boicote internacional dos produtos e serviços israelenses.

É uma proposta similar à de Gandhi.

Dura, difícil, sobretudo para o povo que, certamente, sofrerá ainda mais privações e castigos.

Será um preço muito alto.

Mas independência costuma custar caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.