segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Marinha de Israel impede ajuda humanitária de atracar em Gaza (a nossa mídia se cala)

Via Opera Mundi
Veleiro Estelle foi abordado por forças militares e seus integrantes serão integrados à polícia

O veleiro "Estelle", pertencente à denominada 3ª Flotilha da Liberdade, foi abordado por forças militares nas proximidades da costa de Gaza e está sendo conduzido ao porto de Ashdod, informou neste sábado (20/10) o exército israelense.

"Há pouco tempo, a Marinha abordou Estelle, um navio que se dirigia à Faixa de Gaza para tentar romper o bloqueio marítimo de segurança", diz o boletim militar que garante que o processo foi completado de forma pacífica. O governo israelense também disse que agiu dentro do direito internacional e agindo depois de ter feito todos os tipos de tentativas para impedir que o navio continuasse seu rumo à Gaza. "Como resultado de sua falta de vontade de cooperar e após ignorar as chamadas para que mudasse de rumo, foi tomada a decisão de abordar o veleiro e conduzi-lo ao porto de Ashdod", relata o boletim militar.

De Madri, a ONG "Rumo a Gaza" disse que a abordagem aconteceu em águas internacionais às 10h15 locais (5h15 de Brasília).

"Cinco ou seis embarcações militares o rodeiam. Os soldados usam máscaras e estão tentando subir ao navio", detalhou uma comunicação enviada do navio e transferida aos meios de comunicação por essa ONG, que se encarrega de organizar e coordenar a participação espanhola na pequena frota.

Israel bloqueou o acesso marítimo à Gaza em 2007. A primeira Flotilha da Liberdade a Gaza, em 2010, terminou de forma trágica quando foi atacada por comandos israelenses e morreram oito turcos e um cidadão americano de origem turca.

Situado a 40 quilômetros ao norte da Faixa de Gaza, o porto de Ashdod é a principal base militar no litoral sul de Israel.

"Ao chegar (..) os passageiros serão transferidos à custódia da polícia de Israel e às autoridades de imigração no Ministério do Interior", conclui a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.