terça-feira, 2 de outubro de 2012

DOCUMENTARIOS: SUGESTÕES DE FILMES



Boletim de Formação Cidadã
por MIRIAN CRISTINA LOZANO - terça, 2 outubro 2012, 16:23



Da servidão moderna
Da servidão moderna é um documentário de 52 minutos produzido de maneira completamente independente. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição do escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição subserviente. Ele foi feito com o único objetivo de atacar de frente a organização dominante do mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=Ybp5s9ElmcY






O lado negro do chocolate
O Lado Negro do Chocolate é um documentário de Miki Mistrati e U. Roberto Romano, que denuncia o tráfico e uso de trabalho infantil nas plantações de cacau na África Ocidental, plantações estas, que são as maiores fornecedoras da matéria-prima, para o sector do chocolate. Usando câmaras ocultas, Miki Mistrati realiza um excelente trabalho de investigação jornalística, denunciando a impunidade no uso do trabalho infantil nas plantações de cacau da Costa do Marfim, assim como, a conivência dos gigantes do setor, (Nestlé, Cadbury, Kraft, etc.), face à situação.

http://www.youtube.com/watch?v=eo5I7soi5Gs




O veneno está na mesa
O documentário aborda como a chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional. No lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. Nós somos as grandes vítimas dessa triste realidade, já que o Brasil é o país do mundo que mais consome os venenos: são 5,2 litros/ano por habitante.Apesar do quadro negativo, o filme aponta pequenas iniciativas em defesa de um outro modelo de produção agrícola. Este é o caso de Adonai, um jovem agricultor que individualmente faz questão de plantar o milho sem veneno, enfrentando inclusive programas de financiamento do governo que tem como condição o uso desses agrotóxicos. No Brasil, há incentivo fiscal para quem utiliza agrotóxicos, gerando uma contradição entre a saúde da população e a economia do país, com privilégio da segunda.

http://www.youtube.com/watch?v=8-_2XTp9Z-w




O panorama do mundo do trabalho (Aula Magna)
http://vimeo.com/40165559

Um comentário:

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.