sábado, 27 de outubro de 2012

‘Tasquiopariu: Itália prende cientistas que não previram terremoto. É o retorno da treva inquisitorial

DO  Guerra Silenciosa VIA Gilson Sampaio em seu Blog
A 6 de Abril de 2009, um sismo de magnitude 6,3 devastou a cidade italiana de Áquila, matando 309 pessoas.

Como se percebe, a magnitude nem foi alta, comparando com outros terramotos que existem diariamente.

No entanto, devido às fracas construções, o desastre foi magnificado em termos de perdas de vidas humanas.



Numa decisão que faz lembrar a condenação de Galileu às mãos da Inquisição, esta segunda-feira o Tribunal italiano de Abruzzes condenou a seis anos de prisão seis cientistas e um antigo responsável governamental por homicídio involuntário.

Eles foram acusados de desvalorizar os riscos não informando a população sobre a possibilidade de um terramoto.

Obviamente, a comunidade científica já se insurgiu contra esta decisão vergonhosa, que só mostra que os juízes nada percebem de ciência: a iliteracia científica é gritante nesta condenação.

Tal como a economia (ou milhentas outras áreas), a sismologia não é uma ciência exacta, daí que não é possível prever com exactidão onde e quando acontecerão os terramotos. Os cientistas são pagos para investigar sismos e produzir cada vez mais conhecimento de modo a um dia podermos prever minimamente os terramotos com uma antecipação de alguns dias ou horas. Mas actualmente não se consegue prever (nem mesmo a libertação do gás radão é sinal de sismo próximo, já que pode ter várias causas, sendo que o sismo mesmo pode demorar gerações para acontecer). Se o Vesúvio entrar em erupção, também vão culpar os vulcanólogos? Enfim…

Quanto à razão apontada, não informar sobre possibilidades, é de uma estupidez atroz, que deveria levar à condenação dos juízes a assistirem a várias aulas de ciência. Possibilidade não é ciência. A ciência fala em probabilidades, não em possibilidades, como já expliqueiaqui. E é esta característica da ciência (probabilidades) que nos dá tudo diariamente, como também já expliquei aqui.

O facto das mortes serem devidas maioritariamente à situação precária de prédios, que não aguentaram um tremor de terra médio, é ignorado pelas “autoridades”.

Qualquer dia, os especialistas em meteorologia são condenados por preverem que não vai chover, e afinal até chover, e 3 pessoas constiparem-se por isso.

Os cientistas que não conseguem prever os fenómenos mas que os estudam para termos mais conhecimento deles e para que um dia os consigamos prever, são presos. Os burlões que todos os dias nos jornais dizem que conseguem prever o futuro das pessoas e as levam à miséria para lhes “dar sorte”, esses continuam à solta.

Assim anda a sociedade….

É aterradora a iliteracia das pessoas que supostamente têm o poder na sociedade.

Carlos Oliveira

Fonte: Astro.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.