A unica cidade espanhola que não está em crise é comunista: chama-se Marinaleda, cidade da Provincia de Sevilla, região de Andalucia, no sul da Espanha, é um oasis de prosperidade e tranquilidade em meio à dramática crise que acontece no resto do país. A situação de Marinaleda, comunista, contrasta com o resto da Espanha, capitalista, mostrando claramente à superioridade do sistema comunista.
Ha 33 anos (desde 1979) a cidade é governada por um prefeito comunista que tem sido re-eleito sucessivamente, é o prefeito mais antigo da Espanha e também foi o prefeito mais jovem do país quando foi eleito pela primeira vez.
Em Marinaleda o desemprego é entre 0% e 4% ´num país onde o indice de desemprego supera dos 25%. A criminalidade da cidade comunista espanhola é nula, tanto que sequer existe policia na cidade, não precisam disso. A prefeitura também jamais teve que aplicar uma multa sequer (desde que o prefeito comunista assumiu o cargo). As decisões da prefeitura são tomadas em assembleias populares. E a especulação imobiliaria não existe. Enquanto que no resto da Espanha a hipoteca de uma casa custa em media 1000 euros ao mes, em Marinaleda sai por 15 euros ao mes. Na cidade, o prefeito ganha o mesmo salario que o resto dos trabalhadores da cidade. Marinaleda mostra o constraste entre uma cidade próspera, governada pelo sistema comunista, e um país neoliberal decadente e em crise, com pessoas endividadas, com altos indices de desemprego e gente sendo retirada das suas casa porque sequer tem como pagar a hipoteca. Se na cidade estão bem apesar da crise no resto do país, imagina então se o país não estivesse em crise.
Reportagem da Folha:
Marinaleda: um oasis de prosperidade em meio à crise européia:
.
Documentario da TV espanhola:
Marinaleda: 30 anos de luta:.
Em Marinaleda, o prefeito substituiu a foto do rei da Espanha (que habitualmente decora os gabinetes de prefeitos pelo país afora) pelo retrato de Che Guevara, o idolo máximo do prefeito. O prefeito também participa das ocupações de terras ociosas e faz greve junto com os demais trabalhadores, além de já ter invadido bancos e até o palacio do governo. O prefeito comprou uma assinatura da TV a pago e a distribuiu para todos os habitantes da cidade porque entende que a cultura deve ser grátis para todos.
O prefeito de Marinaleda ocupou com os demais habitantes as terras de um latifundio durante 12 anos até expulsar o latifundiario da cidade. O latifundio então foi entregue aos trabalhadores para uso coletivo.
Reportagem: outro mundo é possível:
Parte 1:
.
Parte 2:
.
Entrevista com o prefeito de Marinaleda, Juan Manuel Sanchez Gordillo:
.
Documentario: Marenaleda, o sonho da terra:
A historia da luta de uma comunidade pela terra para quem nela trabalha. A façanha coletiva baseada na solidariedade e na revolução socio-econômica. Marinaleda já não se enfrenta só aos seus velhos inimigos. Agora tem que também consolidar suas conquistas.
.
Marinaleda: povo espanhol imune a crises:
Reportagem em video de Radio Netherlands Internacional em holandês. Quem não entende holandês pode ativar as legendas em espanhol no botão vermelho na parte inferior do video. As legendas aparecem somente quando fala a narradora do documentario em holandês. Quando são os habitantes entrevistados não ha legendas, pois obviamente já falam em espanhol.
Se todas as cidades fossem orquestrada dessa maneira, ai sim viveríamos com igualdade.
ResponderExcluirA China e a India também são imunes a Crise, e isso que ta quebrando império do 1º mundo, imagina quando ambas ultrapassarem os EUA???
ResponderExcluirNo final deste blog, o dono do mesmo escreveu: "Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como RECONHECIMENTO...". E eu me pergunto: "reconhecimento" do que? do seu ato de copiar e colar? porque foi só isso que você fez. "Reconhecimento" de que você copia coisas de outros sites e cola aqui fazendo-se passar como autor do mesmo? sim porque quem escreveu esse post sobre Marinaleda fui eu, um dia antes (dia 20 de Novembro) no Orkut.
ResponderExcluirhttp://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=117899500&tid=5812600660779322105&na=1&npn=1&nid=
E você sequer me consulta, não participou do post no Orkut com comentarios e apenas copiou silenciosamente para vir postar aqui sem citar a fonte fazendo-se passar como o autor do texto.
E claro que você não publicará o que acabo de escrever para continuar mantendo sua farsa por aqui.
ResponderExcluirPerdao amigo, nem sabia que o texto era seu, jamais quis toma-lo como meu, apenas compartilho aqui textos que acho que sejam interessantes ao leitores do Blog. Fora que eu nem tinha visto sua assinatura no texto, foi mal.
ResponderExcluir