
Os 'chavistas' tomaram da oposição quatro de seus sete estados (Zulia, Nova Esparta, Carabobo e Táchira).
O líder da oposição, Henrique Capriles, que disputou também as últimas eleições presidenciais, perdendo para Chavez, conseguiu sobreviver, reelegndo-se no estado de Miranda, o segundo mais populoso, e onde fica a capital do país, Caracas. Mas teve uma eleição apertada e difícil (51,83% x 47,82%).
Depois que o PIG Venezuelano ter espalhado boatos de que Chavez teria morrido após ter feito uma cirurgia em Cuba, ele "ressuscitou" e já retomou o trabalho à distância, mantendo-se informado e tomando decisões em comunicação com seus assessores, enquanto convalesce.
Patriota estima que Chávez vai tomar posse em janeiro
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, estimou na segunda (17), que Chávez tomará posse em janeiro. “A nossa expectativa, à luz das novas informações, é que a saúde do presidente Chávez evolua de maneira favorável.”
Se Chávez não tomar posse em 10 de janeiro, exigirá novas eleições presidenciais no país até a primeira quinzena de fevereiro de 2013, como determina a Constituição venezuelana.
Com ou sem posse e novas eleições, o Brasil vê com naturalidade a situação política da Venezuela, pois a ordem democrática e institucional vem sendo respeitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.