quinta-feira, 7 de março de 2013

SP possui o maior número de jovens e crianças fora da escola

07/03/2013 às 15:06h via Do PT Alesp – 

São Paulo, o Estado mais rico do país, possui, a maior quantidade de jovens e crianças fora da escola: 575 mil alunos, em números absolutos. Os dados constam no relatório De Olho nas Metas, elaborado pelo movimento Todos pela Educação (TPE), divulgado esta semana.

As altas taxas de repetência, a evasão escolar e a distorção idade-série foram apontados pelo relatório como alguns dos problemas que precisam ser enfrentados pelos sistemas públicos de ensino.

A TPE é um movimento da sociedade civil cujo objetivo é contribuir para que crianças e jovens tenham assegurado o direito à educação básica de qualidade. Anualmente, a entidade divulga um estudo em relação a metas estipuladas para até 2022. Uma delas é que pelo menos 98% dos jovens e crianças entre 4 e 17 anos estejam matriculados e frequentando a escola.

No Brasil, 3,6 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estão fora da escola. A maioria (2 milhões) tem entre 15 e 17 anos e deveria estar cursando o ensino médio. O déficit entre aqueles com idade entre 4 e 5 anos, que deveriam estar na educação infantil, também é grande: 1 milhão.

Entre os estados, Minas Gerais vem em seguida a São Paulo, com 367 mil fora das escolas.

O relatório diz ainda que, no ensino fundamental, 64,9% concluem aos 16 anos, quando a idade considerada correta seria 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.