terça-feira, 9 de agosto de 2011

Deus x Livre Arbítrio

O conceito de deus ser um ser Onipotente, Onisciente e Onibenevolente já elimina qualquer referencia do livre Arbítrio ao homem. Vou mostrar como:

Se um deus onipotente não tem poder para interferir nas decisões humanas, conseqüentemente esse deus deixa de ser onipotente.

Se um deus Onisciente sabe que o ser que ele mesmo esta criando hoje, ira fazer um mal perverso para outros seres (bons), então esse deus não é Onibenevolente.

O Problema da Onisciência:
Deus já sabe que uma coisa acontecerá amanhã, logo, para que sua onisciência seja válida, tal coisa terá que realmente acontecer e não pode ser mudada, logo, já está previamente traçado.
Ainda temos o chamado Plano Divino de Deus, que ninguém e nada conseguiria mudar.

Ciência x Livre Arbítrio 
Já é sabido pela ciência que o ser humano é resultado da hereditariedades (genes) mais o meio em que vive (cultura, educação etc.), portanto, as nossas supostas decisões são influenciadas por diversos fatores a nossa volta, não temos “poder” sobre isso. Nossas ações são tomadas também de acordo com nossos desejos e necessidades, logo, OUTROS fatores influenciam as nossas decisões.

Não escolhermos onde nascer, em qual cultura etc. Nossas idéias e costumes são definidas basicamente de acordo com a educação e outros fatores(impostos por terceiros). 

Os cristãos citam algumas passagens da bíblia para tentar provar que deus e a bíblia dão livre arbítrio ao homem, eis algumas:
Deuteronômio 30:19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência

Esta passagem não diz que o homem tem capacidade de fazer uma boa escolha, apenas que uma escolha foi imposta diante dele. Além do mais, esta passagem é facilmente anulada logo mais há frente:


Deuteronômio 31:16 E disse o SENHOR a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele.

Aqui mostra claramente que deus já sabia de tudo que iria acontecer com o povo, então, ele sabendo o que iria acontecer, não fazia sentido algum impor tal escolha, uma vez que o tal deus já sabia qual iria ser a resposta daquele povo.

Isaias 1
5 Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
6 Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo (...)

18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.


Estas passagens falam apenas que aquele que for, quiser e ouvir se dará bem, não fala nada se o sujeito pode ir, vir, escolher, quiser etc. Alem do mais, o próprio Isaias anula esse “livre-arbítrio” antes, falando que o pecador está incapacitado, devido a enfermidade do pecado.


Para remediar, eles recorrem ao Novo Testamento.  
João 3
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.(...)
36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.


Nenhuma dessas passagens afirma que o que leva a pessoa a ter fé seja o livre-arbítrio.
Os cristãos ainda fazem erradamente referencia há mais alguns versículos para tentar justificar o injustificável:

Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Atos 3:19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados...

Apocalipse 22: 17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.


Estes versículos apenas monstram que o homem terá alguma recompensa caso faça as coisas exigidas por deus, ou por quem escreveu a bíblia.


A PROPRIA BIBLIA MOSTRA QUE O HOMEM NÃO TEM LIVRE-ARBITRIO, Vejamos:

Deus já determinou tudo:
Gênesis 15:13 Então disse a Abrão:Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos

Salmos 102: 13 Tu te levantarás e terás piedade de Sião; pois o tempo de te compadeceres dela, o tempo determinado, já chegou.
Daniel 8:19 E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao tempo determinado do fim
Daniel 9:27 (...)e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

Daniel 11:35 E alguns dos entendidos cairão, para serem provados, purificados, e embranquecidos, até ao fim do tempo, porque será ainda para o tempo determinado.
Atos 2:23 A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus...

Gálatas 4:2 ...até ao tempo determinado pelo pai



Deus já tem seus ELEITOS:

Isaias 65:9 E produzirei descendência a Jacó, e a Judá um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão ali."

Isaias 65:22 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos;

Marcos 13:20 E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias.

Tito 1:1 PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade

Romanos 11:7 Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos
.


Alguns cristãos ignoram algumas passagens (e a onisciência) alegando que as pessoas são eleitas depois que praticam os atos, mas Pedro dar “uma cacetada” no argumento deles e mostra que todos já tem um FINAL, sem ao menos ter nascido:
 

I Pedro 1:2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.



Temos que cumprir o que está escrito:
 
Judas 1:4 Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo

João 19:36 Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado
.



Aumentando a cacetada: Deus manda até na nossa Fé :

 Efésios 1
19 E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder(...)

23 Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus

Filipenses 1: 29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele.

 
Outra cacetada: Deus age diretamente nas decisões das pessoas. 
Êxodo 7:3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.

Êxodo 9:12 Porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés.

Êxodo 10:20 O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.

Atos 16:6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia
.

 
Até Jesus afirma que o destino está traçado: 
Mateus 26:54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

Marcos 13:4 Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir

Lucas 9:31 Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.

Lucas 22:22 E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!

Hebreus 10: 37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará



E Jesus em pessoa afirma que já foram predestinados, quando diz o seguinte:
Marcos 4
11 E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,
12 Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.

 

 

A cacetada de João: Tudo concebido por Deus

João 6:65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.


 
Essa é pra derrubar: Até o arrependimento é concebido por Deus:
Atos 11:18 E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.

Romanos 2: 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

2 Coríntios 7: 10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação...

2 Timóteo 2:25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.

 
Paulo também quer golpear:
Romanos 8
29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou

Romanos 9:11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama).

 
Massacrando de vez o Livre-Arbítrio :
Mateus 10:29 Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.

Mateus 10:30 E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados

2 Timóteo 1: 9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos.
  
Pra Finalizar: O GOLPE DE MISERICORDIA. 
Efésios 1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

Efésios 1:5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade

Eclesiastes 3:1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Salmos 139:16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

Daniel 11:36 E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito.

Filipenses 2:13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade
.

Xeque Mate  
Autor Pedro
Adaptação: Marivalton Rissatto
Estudo publicado originalmente na comunidade CdB-Contradições da Biblia 
 

Um comentário:

  1. Os textos estão bem colocados. Livre Arbitrio não é possivel fora e menos ainda dentro da Igreja...
    Escravo do pecado ou dependente da misericordia de Deus. Mas Livre jamais.

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.