quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aluga-se um amigo


Hoje irei comentar a cerca de uma noticia que recebi, cujo me causou um certo espanto e acho que poderia nos levar a certas reflexões sobre a tão falada pós-modernidade (era atual).

No entanto, e o me deparar com tal noticia "moderninha", lembrei-me do que o velho Marx teria dito em 1848, segue:


"A burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário. Onde quer que tenha conquistado o Poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Ela despedaçou sem piedade todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus "superiores naturais", para só deixar subsistir, entre os homens, o laço do frio interesse, as cruéis exigências do "pagamento à vista". Afogou os fervores sagrados do êxtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com tanto esforço, pela única e implacável liberdade de comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal. A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas veneráveis e encaradas com piedoso respeito. Do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio fez seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu do sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a simples relações monetárias." -  Marx e Engels, 1848, cap I.


A noticia que citei fala sobre 4  jovens (de 21 a 24 anos) – Danilo, Hallan, Pablo e Wesley – que abriram um site oferecendo-se como “Amigos de Aluguel” (o preço varia de R$ 150 a R$ 200 a hora).


Segundo eles próprios o serviço é “totalmente sem fins sexuais”, eles não vão à casa dos clientes (e sim só a lugares públicos), e garantem não ter preconceito quanto à orientação sexual de seus contratantes.

Explicam ainda que o  primeiro contato é por  e-mail (e depois por webcam). 


“Temos de tomar cuidado para no ser contratado por alguém com cara de psicopata”, afirma Hallan Ribeiro, o líder do grupo.

Ainda segundo eles, dizem que estão disponíveis para conversas, compras em supermercados, viagens nacionais e internacionais, esportes, baladas etc.

São moradores de São Paulo, mas atendem em qualquer região do país. Dizem também que os clientes podem ainda receber um álbum de fotos ao final do serviço.

O Hallan diz que  nasceu no interior do Espírito Santo e os demais, em Goiânia (GO). Decidiram criar o serviço porque notaram que em São Paulo existem muitas pessoas solitárias.
 “Algumas pagam garoto de programa só para conversar”, afirma Hallan.

Eles têm sido criticados na internet porque -- alega-se – amizade não se compra e que vão acabar como garotos de programa. Hallan afirma que já esperava que houvesse incompreensão por causa da novidade do serviço.

Detalhe: 22% dos paulistanos afirmam ter sintomas de depressão. (outubro de 2008).


Fico Imaginando se Marx ainda estivesse vivo, o que será que acharia desta noticia?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.