Um mundo distópico, este é o mundo apresentado por George Orwell em sua obra "1984" (que inclusive figura entre os mais vendidos na Amazon).
Em "1984", George Orwell cria um futuro em que as pessoas e a sociedade é constantemente vigiada, dominada e controlada pela figura do "Big Bother" (o grande irmão).
O governo dos EUA parece ter usado o livro como um manual de instruções perfeito para os nossos dias.
As guerras preventivas, que um dia foram por eles (povo americano) já criticadas, hoje fazem parte do seu dia-a-dia. Atuam fortemente na criação de um sentimento onde o proprio povo, por temer um inimigo externo, acaba aceitando bovinamente a sua dominação pelo aparato estatal.
Os recentes relatos e comprovações do programa americano de espionagem de dados de usuários da internet comprovaram que milhoes de cidadãos tem suas vidas diariamente monitoradas pelo governo norte-americano.
E não apenas por câmeras, mas também sua vida econômica.
Recentemente o governo americano também foi criticado por proibir a entrada de livros produzidos em países como Cuba. Também não podemos nos esquecer do sistema educacional deste país, que em recente pesquisa feito pelos suíços, revelou que mais de 75% dos universitários americanos são "analfabetos científicos".
O senso critico da maioria dos jovens americano é péssimo. Maioria estão muito mais preocupados com o consumismo do que com as ações de seu próprio governo. Como a atual violação da liberdades individuais e a invasão da intimidade da população.
A alienação dos jovens americanos talvez se de ao seu sistema de ensino ideologicamente enviesado e altamente regulamentado.
O lema "Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força." do livro "1984" nunca esteve tão atual.
OBS: Recomendo a leitura da obra de Orwell.
Obama é realmente o "Grande Irmão", se alguem tem dúvida , basta somar : o ano de 1984, ( 19 + 84 = 2013. Infelizmente o Mundo jamais será o mesmo!
ResponderExcluir