quinta-feira, 13 de junho de 2013

Agência dos EUA financia campanha midiática contra Cuba



13/06/2013
Ações estão orientadas a desestabilizar o governo e justificar ações ante a opinião pública
Escrito por: Prensa Latina


A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) financia campanhas midiáticas contra Cuba orientadas a desestabilizar o governo e justificar ações ante a opinião pública, denunciou Gabriel Fuentes, analista internacional equatoriano.

Fuentes informou que os EUA usaram os meios de comunicação desde o início da Revolução Cubana para difundir e apresentar ao mundo um suposto fracasso do governo da ilha e uma suposta violação permanente dos direitos humanos.

Em uma reportagem televisiva transmitida pelo canal CNPlus, o cientista político Carlos Estella também disse que o bloqueio econômico como o existente contra Cuba é fatal para qualquer país.

O analista descreveu a política de Washington contra Cuba como intervencionismo, enquanto recordou que “um dos princípios do direito internacional é a não-intervenção”.

Fuentes disse também que as campanhas midiáticas serviram de instrumentos para justificar ante a opinião pública as intervenções militares e de pressão política e econômica, com fins geopolíticos e intervencionistas dos EUA.

Para isso, ressalta, a Usaid foi o organismo gestor da violação ao direito internacional. De acordo com a reportagem do CNPlus, entre 1999 e 2007, a Usaid destinou cerca de 2,3 milhões de dólares para forjar campanhas caluniosas contra Cuba e na formação de jornalistas dentro da ilha.

Já entre 2001 e 2008, destinou 197,27 milhões de dólares para programas destinados a desestabilizar o sistema político em Cuba, ressalta.

A campanha é contínua, disse Fuentes, pois em 2010 as organizações anti-cubanas nos Estados Unidos dispunham de um orçamento de mais de 20 milhões de dólares para financiar grupos hostis ao sistema político cubano de dentro e fora da ilha, para promover o que chama de “agenda para a democratização”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.