sábado, 15 de setembro de 2012

A CRISE DA GRECIA E A VENDA DE ILHAS


Pressionada por credores, Grécia venderá pequenas ilhas



Via Vermelho

O governo grego incluiu uma série de pequenas ilhas e ilhotas em seu programa de privatização de empresas e bens de propriedade estatal, sob a pressão dos credores internacionais que pedem que se acelere as vendas, informou nesta quinta (6) o jornal local Atpreveza.

Assim, enquanto a população enfrenta graves problemas econômicos gerados pelas drásticas medidas de austeridade impostas por Bruxelas e executadas pelo executivo de Antonis Samarás, investidores estrangeiros se dispõem a comprar parte do território nacional.

O premiê disse que o país se desfará das ilhas que possam gerar rendimentos para os cofres públicos esvazaiados.

A publicação citou só algumas destas zonas insulares situadas na costa oeste da Grécia, no mar Jônico e no Golfo de Arta, entre elas a ilhota Pera Nissi próxima à localidade de Preveza, bem como Agios Nikolaos e Alexandros nas imediações de Lefkada.

As ilhotas de Kythros, Mavro Ouros e Vraka Bela, situadas na mesma costa, serão colocadas à venda em um novo lote em datas próximas.

Além disso, o jornal financeiro Euro2day informou também que a ilha de Paxi já foi entregue à empresa cipriota Roundview Holdings Limited, enquanto o empresário turco Fikret Inan mostrou sua intenção de comprar a ilha Vouvalos com o objetivo de construir hotéis e vilas.

A Grécia se encontra sob o estrito controle dos credores internacionais que estão empurrando o executivo a se desfazer de importantes propriedades estatais que ajudem a reduzir o déficit e a imensa dívida externa estimada em 365 bilhões de euros.

Fonte: Prensa Latina

Veja também
Políticos alemães aconselham Grécia a vender ilhas para pagar dívidas

05/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.