sábado, 23 de junho de 2012

DEBATE:CRISTIANISMO, MARXISMO E O ESFORÇO PESSOAL

Não é raro as pessoas virem até mim me questionando como o marxismo trata de modo injusto o esforço pessoal e o direito pessoal a propriedade privada. Outra coisa que ouço muito, principalmente por parte dos religiosos é que o comunismo é contrário a ética cristã. Devido a tais questionamentos e afirmações, resolvi postar aqui um debate que participei na Universidade Metodista de São Paulo com um aluno ( o Jefferson) do curso de Ciencias Sociais, segue o debate na integra:



Imagem de JEFERSON MARQUES MONTEIRO
O Marxismo e o esforço pessoal
por JEFERSON MARQUES MONTEIRO - sexta, 22 junho 2012, 21:20
A minha pergunta é a fala de um aluno no nosso debate da AA,ele disse que o marxismo chama qualquer um que com esforço conquista algo de burguês requerendo assim uma luta antagonica com este, Marx era contra o esforço pessoal para conquista pessoal?




Ecce Hommo
Re: O Marxismo e o esforço pessoal
por MARIVALTON RISSATTO - sábado, 23 junho 2012, 04:57
Jefferson eu sei que a sua pergunta foi direcionada a bela professora Claudete, porém eu não pude resistir em meter o meu bicão e comenta-la ok?

Acho que não ficara ofendido pela minha intromissão, correto?
Vamos lá:

Darwin disse que "o homem não foi criado por deus, ele evoluiu dos macacos"

Marx disse que "no comunismo ninguém irá ter propriedade privada, o estado irá tomar tudo que as pessoas produziram com suor e esforço próprio".

Jafferson; durante o funeral de Marx em 1883, estiveram presentes muitos de seus amigos mais próximos para prestar-lhe uma última homenagem, dentre eles estavam Liebknecht e Friedrich Engels. Este último foi quem declamou as seguintes palavras :

“ Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por esta suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar. (…) Como consequência, Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo. Governos, tanto absolutistas como republicanos, deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos, porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele. Tudo isso ele punha de lado, como se fossem teias de aranha, não tomando conhecimento, só respondendo quando necessidade extrema o compelia a tal. E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários - das minas da Sibéria até a Califórnia, de todas as partes da Europa e da América - e atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal. ” 

Jeferson Darwin foi quem descobriu que as espécies não foram criadas prontas, mas que era fruto de uma longa historia evolutiva controlada pela seleção natural. Marx foi quem descobriu que os homens não foram criação dos deuses (como defendia os hegelianos), mas que os deuses foram criados pelos homens (como dissera Feuerbach).

Jefferson repare que ainda hoje, as pessoas acrditam que quem criou os homens foi deus e que a sociedade precisa de deus para ser controlada. Os homens devem primeiro "buscar o reinos dos céus" pois assim logo depois "todas as demais coisas lhes serao acrescentadas".

Isto é bíblico, e homens tem usado a bíblia para controlar a bíblia. O poder religioso e a instituição igreja ainda comandam a nossa sociedade. Existe um monte de projetos de leis engavetados devido ao poder religioso em nossa sociedade. O poder religioso esta desde a Constituição (aprova-se e valida-se esta constituição esta sob o poder de deus) até o dinheiro (deus seja louvado), passando pelas escolas (todas tem um crucifixo nas paredes e a bíblia nas bibliotecas, as que nao tem, querem colocar).

Assim, te digo sem medo de errar que quem tem mais medo do materialismo histórico, seja o materialismo histórico biológico de Darwin, seja o materialismo histórico dialético de Marx, são os dominadores, poderosos, etc., que tem usado a fé e a religião para reproduzir esta sociedade estabelecida na divisão em classes, entre dominados e dominadores.

Darwin jamais disse que o homem veio dos macacos, ele disse que assim como os macacos, os homens são fruto de um longo processo histórico material, os macacos então não seriam nossos antepassados, nao seriam nossos "avós", mas nossos "primos".

Assim como Darwin nunca disse tal besteira e absurdo, Marx também nunca disse que os homens teriam seus bens e suas propriedades tomadas pelos comunistas. O que Marx disse é que a propriedade dos MEIOS DE PRODUÇÃO deveriam ser tomados da burguesia e controlados pelos proletariados ( ver tese sobre a ditadura do proletariado).

Como o próprio Engels já previu, Marx seria muito caluniado e odiado, não a sua pessoa, mas suas ideias. E hoje o que mais vemos acontecer é isso. Até mesmo no meio acadêmico vemos "intelectuais" distorcendo as palavras de Marx e o caluniando.

Burguês não é aquele que se esforça e constrói seu patrimônio com suor do seu trabalho. Burguês é aquele que por um meio ou outro conseguiu tomar para si os meios de produção. O que são meios de produção? Meios de produção são antes de qualquer coisa as terras, as maquinas, os equipamentos, etc.

 Veja nosso Brasil, tem pessoas (coronés) que possuem fazendas do tamanho da Alemanha, mas quem deu isso a eles? Deus? Não, não foi, mas eles se consideram o próprio deus, e buscam na palavra de deus e nas leis a legitimação e desculpa para ser dono de tudo enquanto a grande maioria do nosso povo morre de fome por não tem um pedaço de terra para plantar.

Esta correto isso? Mas e se o Brasil fosse comunista neste comunismo defendido por Marx, como seriam as coisas, como ficaria a questão dos bens que cada um sua para conquistar?

Existe um texto de Marx bastante interessante onde ele debate um pouco esta problemática, o texto se chama "Critica ao programa de Gotha". Este texto-documento foi direcionado ao partido social democrata alemão para servir de base e responder a questões sobre como se daria o projeto estratégico dos comunistas durante o período de transição do capitalismo para o comunismo e também como deveria se estabelecer as bases dessa nova sociedade, a sociedade comunista, vamos a um trecho do texto:

"Na fase superior da sociedade comunista, quando houver desaparecido a subordinação escravizadora dos indivíduos à divisão do trabalho e, com ela, o contraste entre o trabalho intelectual e o trabalho manual; quando o trabalho não for somente um meio de vida, mas a primeira necessidade vital; quando, com o desenvolvimento dos indivíduos em todos os seus aspectos, crescerem também as forças produtivas e jorrarem em caudais os mananciais da riqueza coletiva, só então será possível ultrapassar-se totalmente o estreito horizonte do direito burguês e a sociedade poderá inscrever em suas bandeiras: De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades ."


Marx neste texto esta deixando claro como se daria a ideia de "salários" na sociedade comunista. De cada qual segundo a sua capacidade significa que cada um deva receber de acordo com seus esforços. É muito obvio que se eu produzir muito trabalhar muito terei muito. Por exemplo, se eu tenho muita vontade de trabalhar e produzir, nada irá me impedir de construir uma grande casa para minha família, cultivar um belo jardim, uma bela varanda, etc etc.. A cada um a qual segundo suas necessidades significa que eu poderei ter a minha casa do jeito que eu quiser, mas não poderei ser donos de varias casas e assim deixar faltar casas as demais pessoas.
Jefferson isso não lhe parece totalmente justo e coerente? Pra mim sim. E te digo mais, apesar de ser ateu, eu sei que até a bíblia concorda com Marx neste ponto, olha o que esta escrita na bíblia:
" E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade , e ausentou-se logo para longe. " - Mateus 25-15

" Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos , à medida que alguém tinha necessidade ." - Atos 2-45
"Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum . Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça." - Atos 4-32

Jefferson repare que tanto Jesus quanto os apóstolos ja praticavam o comunismo, apesar dos textos não estarem dizendo isso explicitamente, qualquer sincero de bom coração conseguira entender tal coisa, mas para que alguns "irmãos" crentelhos por ai venham me acusar de falsário e estar distorcendo as escrituras, segue mais um trecho das "sagradas" escrituras:

"Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade . " - Atos 4-32/35

Resta ainda alguma duvida de que tanto Jesus quanto os apostolos não eram comunistas? Qual a diferença entre o que o evangelista são Lucas e Mateus estao dizendo aqui e que Marx havia dito? Não lhe parece muito claro que Jesus e os apostolos eram comunistas?

Por que os crentelhos insistem em negar o comunismo e acusar Marx de inimigo de deus e da propriedade alheia?

Se tem uma coisa que Marx não era, é bobo. Marx entendia de religião (seus pais era religioso, cresceu em meio aos religiosos), Marx viu que os religiosos, os crentelhos, so tiravam da bíblia aquilo que lhes eram convenientes (igual muitos de nossos amigos e parentes e conhecidos). Por isso Marx ter se posicionado tão contra alguns religiosos. Marx optou por ficar do lado das ovelhinhas e nao dos lobos, por isso muitos comunistas entenderam que a melhor solução era fechar as igrejas (mesmo pq, como esta escrita na biblia, deus não habita em templos construídos pelas mãos dos homens pecadores, mas no coração dos homens de bem).

A luta de Marx e de nos comunistas é a luta contra a opressão, contra a dominação e a alienação, o próprio Marx jamais disse que deveria se proibir deus por leis, mas que deus seria extinto pela própria vontade humana. Deus aqui não é aquele amor ao ser divino que nos preenche a alma, mas este deus antropomorfizado que os religiosos criaram, cultivam e monopolizam para servir aos seus interesses próprios.



Respondendo a pergunta de seu amigo. Marx nao era contra a aquisição de bens através do  esforço pessoal não, Marx e os comunistas são contra os burgueses, e quem trabalha e
conquista seus bens no é burguês, Burguês é quem explora os outros através da alienação.

Desculpe se isto que lhes digo vos ofendes, mas não posso deixar de dizer esta verdade. Pois o que seria mais errado, ofender com a verdade ou agradar-lhes com mentiras?

O comunismo Jefferson não vai impedir as riquezas e dividir a miséria como teorizou Churchill e Hayek. O mundo por si só é rico por demais da conta. Um incrível banquete foi nos dado por “deus”, isto é, pela mãe natureza. O mundo, a natureza nos oferece tudo que precisamos com folga.

O comunismo apenas iria dividir coerentemente essas riquezas. Pode ter certeza que não iria faltar nada pra ninguém e ainda iria sobrar muita coisa. Segundo estatísticas, 40% de todo alimento produzido vai parar no lixo, enquanto a cada 5 segundos uma pessoa perde a visão em decorrência da falta de vitamina A.
Uma criança morre de fome a cada 4 segundos no mundo (dados da Unesco).
Mais da metade dos medicamentos apodrecem e passam do prazo de validade nas prateleiras das farmácias esperando compradores.
E uma grande parcela das moradias esta vazia esperando quem as alugue ou compre, igualmente são os carros e motos que envelhecem nos pátios das garagens de montadoras a espera por compradores. Por mes milhoes de aparelhos de celulares vão parar no lixo simplesmente por que foi lançado um novo modelo mais "bonitinho", junto dos aparelhos vão também suas baterias de litio (que poluem a terra, agua e ar). Os paises (capitalisats) dizem não ter dinheiro para investir em politicas sociais, mas gastam zilhoes de dolares em manutenção de seus exercitos e na fabricação de caças, misséis, bombas e afins.
Já existe carros movidos a energia eletrica, a ar comprimido, a nitrogenio (agua) e até a luz solar, mas vender gasolina (petroleo) rende mais e ninguém investe em carros que não utilizam petroleo.

Já existe a cura pra inúmeras doenças, mas os medicamentos não são anunciados por que a cura de doenças não interessa para a indústria farmacêutica, pois esta lucra muito mais com a venda de medicamentos que apenas trata ou ameniza seus efeitos. Soube que já existe um tratamento definitivo à cárie dentária a base de peptídeo (P 11-4), mas isso não é divulgado pois o tratamento habitual das cáries é que gera muito mais lucros à industria odontológica.

Soube também que um dos únicos paises a investir em pesquisas de cura do cancer e AIDS é a comunista Cuba do "ditador" Fidel, eles já estao bem avançados, mas devido ao bloqueio economico imposto por EUA (a maior nação cristã do mundo), são impedidos de avançar nas pesquisas pois falta alguns equipamentos e são impedidos de comprar estes equipamentos pois EUA não deixa Cuba usar suas patentes.

Sim, o capitalismo é anti-cientifico, antiético e anti-humano e só pune aqueles mais frágeis, os mais humildes e inocentes e quem defende este sistema nefasto esta também defendendo toda esta lógica macabra e insana.

Há uma sumula papal (uma lei do Vaticano) que diz que todo aquele que se assumir, defender, apoiar o comunismo (ou socialismo), esta automaticamente excomungado, isto é, expulso do corpo de cristo. Recentemente o papa disse publicamente que o marxismo foi a pior coisa que já surgiu sob a face da terra.

Por que será que eles têm tanto ódio assim do comunismo e do marxismo? Medo de o povo conhecer a verdade e não aceitar mais que os “santos” homens de deus continuem a viver sentados sobre assentos de ouro enquanto milhões de crianças estão por ai pelas ruas das grandes cidades ou nos lixões disputando o que comer com os porcos, ratos e baratas?

Finalizando:
Então meu caro Jefferson, quando seu amigo (ou outra pessoa) que também tenha crescido em um ambiente cristão e se infectado com as mentiras e calunias que a burguesia dispara contra Marx e os comunistas, esfregue na cara deles este texto, ou as passagens do texto-documento de Marx bem como também as passagens bíblicas que citei aqui.
Abraços, e mais uma vez me desculpe pela sinceridade e acidez de minhas palavras, mas com religiosos (pilantras e safados) eu tenho muito pouca paciência mesmo. E lembre-se do que o velho Marx nos disse:

“De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades”. - Marx, 1875 in A Critica ao Programa de Gotha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.