sexta-feira, 31 de agosto de 2012

BANCOCRACIA: BANCO É SEMPRE UM GRANDE NEGOCIO


O be-a-bá da Ordem Mundial e da canalha bancária



Via O Diário.info


Pare, escute e olhe*
O agiotismo, que até na Idade Média era crime, passou a ser virtude. Os bancos (a quem é atribuído o heterónimo de “os mercados globais”) vão buscar o dinheiro ao BCE à taxa de 1%, e emprestam-nos a taxas que têm rondado os 10%. E os Estados pagam esse saque com o dinheiro dos contribuintes, sustentando um processo de reprodução capitalista cada vez mais parasitário.
Aurélio Santos

É menos perigoso atravessar a estrada sem respeitar esta regra do que aceitar passivamente o rumo que este País leva.

Os partidos que nos têm governado aproveitaram desonestamente o facto de a maioria dos cidadãos não dominar os meandros do sistema financeiro capitalista para esconder a sua subordinação ao capital financeiro, agora coberto com o manto diáfano de «os mercados».

A arquitectura dos tratados europeus assenta em princípios ferozmente neoliberais em que tudo, incluindo os estados, está sujeito aos selváticos «mercados globais», para assim se cumprir a regra de ouro do mais puro neoliberalismo: «libertar a economia da política».

O resultado está à vista, as consequências também.
O Banco Central Europeu (BCE), por decisão dos países da zona euro não pode financiar directamente os estados. É aos ditos «mercados globais» (ou seja bancos) que têm de se ir financiar.

Mas é ao BCE que esses bancos vão buscar o dinheiro, à taxa de 1%, que nos emprestam a taxas que têm rondado os 10%.

Neste chorudo negócio de intermediação arrecadam muitos milhões, que são pagos pelos estados com o dinheiro dos contribuintes.

Os governos da União Europeia alimentam gostosamente este verdadeiro negócio de agiotagem, tipo Dona Branca.

Estamos perante a mais completa subversão de valores. O agiotismo, que até na Idade Média era crime, passou a ser virtude.

O cenário financeiro europeu traduz as fragilidades do sistema capitalista. É um preço que ele paga pela internacionalização dos fluxos de capitais, que com a globalização se tornou motor de operações especulativas para acumulação de grandes excedentes de capital. Na sua evolução o processo de reprodução capitalista revela-se cada vez mais parasitário. Em vez de canalizar recursos para a produção no circuito Dinheiro-Mercadoria-Mais Dinheiro, descrito por Marx no Capital, prefere especular sob a forma Dinheiro-Mais Dinheiro.

Num mundo em que os «mercados mandam», os vencedores e os perdedores são arrumados socialmente em duas categorias: os que acumulam o capital especulativo e os que são empurrados para uma competição desesperada pela sobrevivência. Esta situação, despoticamente imposta, é apresentada como prova da liberdade do indivíduo na sociedade capitalista…

*Este artigo foi publicado no “Avante!” nº 2022, 30.08.2012

Um comentário:

  1. Segundo teorias da conspiracoes e informacoes que surgem da propria internet , um viajante do tempo teria ido ao ano de 2137 e ele teria que nesta epoca o sistema bancario internacional mudaria completamente e que o modelo em que ele presenciou parecia com o comunismo , mas ele tambem disse que o mundo teria tentado uma nova ordem mundial governamental e que esta ordem teria falhado e sucumbido na metade deste seculo , dando lugar a um sistema financeiro internacional completamente diferente do atual .

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.