domingo, 1 de abril de 2012

O Dia que Durou 21 Anos - DOCUMENTARIO



Os que viveram a ditadura militar brasileira, os que passaram por ela em brancas nuvens e os que nasceram depois que ela acabou. Todos podem conhecer melhor e refletir sobre esse período, a partir da série O Dia que durou 21 anos, que a TV Brasil volta a exibir nos dias 30, 31 de março e 1° de abril, às 22h.

Há 48 anos, justamente neste período do ano, o país viveu momentos dramáticos.

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios de 26 minutos cada, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil.

Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como Top Secret, serão expostos ao público.


Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares.


O mundo vivia a Guerra Fria quando os Estados Unidos começaram a arquitetar o golpe para derrubar o governo de João Goulart.


As primeiras ações surgem em 1962, pelo então presidente John Kennedy. Os fatos vão se descortinando, através de relatos de políticos, militares, historiadores, diplomatas e estudiosos dos dois países.


Depois do assassinato de Kennedy, em novembro de 1963, o texano Lyndon Johnson assume o governo e mantém a estratégia de remover Jango, apelido de Goulart.


O temor de que o país se alinharia ao comunismo e influenciaria outros países da América Latina, contrariando assim os interesses dos Estados Unidos, reforçaram os movimentos pró-golpe.


VER VÍDEOS:

O Dia que Durou 21 anos - Episódio 1 completo
 
http://www.youtube.com/watch?v=NU7S4CwrwVA&feature=relmfu




O Dia que Durou 21 anos - Episódio 2 completo
http://www.youtube.com/watch?v=1JZsNvnSloM&feature=relmfu


O Dia que Durou 21 anos - Episódio 3 completo
http://www.youtube.com/watch?v=UObjtqKg0ps&feature=relmfu


Inteiro: http://www.youtube.com/watch?v=QICwXnpvFZs&feature=related

_________________________
FONTE:

http://tvbrasil.org.br/odiaquedurou21anos/ 

Um comentário:

  1. Baixar o Documentário - O Dia que Durou 21 Anos - http://mcaf.ee/7dm6e

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.