sábado, 9 de julho de 2011

AS PESSOAS PRECISAM TER FÉ?

"Ter fé é ter medo da verdade" - Nietzsche

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11 : 1)




(do grego: pistia e do latim: Fides) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.

A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar ou apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. 

A diferença entre eles, é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, pelo que acredita,confia e aposta.

O Doutor *Persinger confirmou que quando se tem fé, as pessoas usam o circuito neural na qual se usaria para amar outras pessoas, para amar uma hipótese e assim ter a sensação ilusória que esta hipótese é uma verdade.

A assim motivados pelas falsas verdades da fé são motivados a fazer tudo de errado no mundo (repare que Hitler tinha fé naquilo que acreditava- superioridade racial - , alem de acreditar que fazia a vontade divina, o proprio Jesus tinha fé que precisaria morrer para que as pessoas acreditassem nele, mas pergunta se algum destes duvidava do que acreditava).

Socrates dizia sempre que uma vida não questionada, não merecia nem mesmo ser vivida.

Descartes já dizia que a unica certeza era a existencia, pois "ergo cogito, ego sun"

Sartre bem disse que a existencia (fisca), precede a essencia (metafisica).

Eu acredito em muitas coisas, não vou bancar o hipocrita aqui, por que isso nao faz de mim uma pessoa estupida? Eu acredito em muitas coisas sim, mas não tenho fé em nada do que acredito.

Pois isso me permito a questionar tudo o que acredito e mudar de idéia ou ate mesmo duvidar da minha propria ideia, so nao podendo duvidar da minha propria existencia, pois "Ego cogito, ergo sun"

Já quem tem fé não tem liberdade para fazer tal coisa.

O que as pessoas precisam entender é que não precisam de fé para viver.

Basta acreditar, sem ter fé naquilo que acredita, para não ser cego pela mesma..

Como já dizia Carl Sagam-”A fé é o primeiro vicio da humanidade e a primeira virtude foi o ceticismo.”
--------
*Persinger Michel , B.A. (Wisconsin), M.A. (Tennessee), é Ph.D. (Manitoba) em Neurociencias

3 comentários:

  1. "so nao podendo duvidar da minha própria existência,"? a Razão permite duvidar até da própria existência, para tanto, basta você começar a questionar o que caracteriza existência. Por exemplo, se existem infinitos universos paralelos, havendo todas as infinitas variações possíveis da realidade existindo paralelamente, onde cada realidade pode ter usas próprias regras físicas e ser de qualquer modo (como a mecânica quântica nos aponta), então, tudo existe! tudo é real! tudo pode ser encontrado em alguma ralidade. Coelhinho da páscoa é real? há um universo onde ele é, e a realidade desse universo é a mesma do nosso. Dentro dessa linha de raciocínio, qual a validade do conceito "existir" se tudo existe? Se não há inexistência não há diferença entre existir/inexistir, o que torna a palavra (e o conceito) de "existência" dispensável. Dentro disso, pode-se dizer que você mesmo (o pensador, que deveria existir por pensar (Descartes)) não existe, ou ainda, que a sua existência é tão válida quanto a do coelhinho da páscoa.

    A razão nos leva a duvidar de tudo, absolutamente tudo; porque? veja a estrutura dela: Preposições-Premissas são "Entrada de Dados", Preposições-Lógicas compõem o "Processamento dos Dados", e a Saída são Preposições-Conclusões. Quando analisamos criticamente uma Estrutura Lógica, pegamos a Conclusão obtida (e validada) por ela e começamos a analisar a validade das preposições que a embasam (as Premissas e Lógicas usadas para se concluir a Conclusão). Mas, para analisar as Premissas e a Lógica, precisamos de OUTRO RACIOCÍNIO LÓGICO (outra estrutura lógica de Premissas/Lógica/Conclusão) que vá concluir se estas Premissas/Lógica estão corretas ou não. Esta Nova estrutura lógica também irá precisar ser validade por outra, que precisará ser validada por outra, e assim por diante. Isso é infinito.

    Para fugir disso, se estabelece Premissas que são "Axiomas": "Axiomas são verdades inquestionáveis universalmente válidas, muitas vezes utilizadas como princípios na construção de uma teoria ou como base para uma argumentação.". Ou seja, um axioma é algo que você simplesmente aceita como verdade, sem pensar, pois, se você tentar estabelecer uma Linha de Raciocino para validar a veracidade da Premissa-Axioma transforá esta em uma Conclusão! E assim cairá no mesmo problema de antes: A sua linha de raciocínio criada para validar o Axioma precisará ser validade por outro Axioma.

    Ou seja, Axiomas são a base irracional (não comprovada racionalmente, e simplesmente aceita) que é necessária para construirmos nossas linhas de raciocínio. Assim, toda razão (toda linha de raciocínio) coerente (não paradoxal) é construída sobre irracionalidade (Axiomas).

    ResponderExcluir
  2. (Continuação)

    A razão é uma ferramenta que usamos para buscar as verdades, e ansiamos por verdades absolutas e inquestionáveis sobre as quais possamos tomar decisões que com certeza ABSOLUTA estarão corretas. Mas como eu disse, qualquer tentativa de usar a razão para tanto resultará em "verdades questionáveis" que lá no fundo são baseadas em Axiomas, ou ainda, em paradoxos de raciocínio circular (como dizer que o universo criou a si próprio, a partir da inexistência).

    Ou seja, a razão não é uma ferramenta capaz de nos dar estas Verdades Absolutas, e mesmo que a tenhamos, ela não é capaz de nos mostrar definitivamente que tais verdades são absolutas. Por exemplo, você pode acreditar "X" e pode estar certo, mas a razão não conseguirá provar que você está inquestionavelmente certo.

    Felizmente, existe alguém que devido sua Onisciência conhece tudo, inclusive todas as verdades. E felizmente, Ele nos presenteia com estas verdades, se buscarmos por tal presente nEle. Ele nos revela a verdade, embora não consigamos usar a razão para dizer que estas verdades são inquestionáveis (devido as limitações da razão, que acabei de apresentar brevemente [espero que você estude afundo a razão e suas limitações para entendê-las, mesmo ateus podem aceitá-las]). Ter Fé (Verdadeira) é receber revelações do Deus onisciente (que devido a sua onisciência é detentor de todas as verdades) e guardá-las como Verdades, mesmo que não sejamos capaz de explicá-las. Você não deve acreditar que o que te digo que Deus me revelou é a Verdade, pois assim você poderia acreditar em qualquer um, e também não deve esperar que a razão poderá te mostrar o que realmente é a verdade (pois como disse, a razão não é capaz de Concluir que qualquer preposição seja uma verdade inquestionável e absoluta), o que você deve fazer de fato, é buscar de Deus a revelação das Verdades que só Ele conhece.

    ResponderExcluir
  3. Correção:

    Eu disse "Coelhinho da páscoa é real? há um universo onde ele é, e a realidade desse universo é a mesma do nosso."

    Mas eu escrevi errado, queria ter escrito:"Coelhinho da páscoa é real? há um universo onde ele é, e a VALIDADE desse universo é a mesma do nosso.". Note que, dentro da teoria do multi verso a a Veracidade da Realidade de um Universo não é maior nem menor que a do outro.

    Você pode pensar nisso como: Todas as possibilidades são reais e existem simultaneamente, e, um Universo é apenas um "Seleção de possibilidades" onde aquilo que está dentro da Seleção é Real/Existe neste Universo e o que está fora é Irreal/Inexiste neste Universo. Entretanto, não há apenas uma única "Seleção", há infinitas, cada uma Selecionando possibilidades diferentes.

    Por exemplo, se todas as Possibilidades fosse A, B, e C, (aqui há três, mas exitem infinitas), então os universos possíveis neste Multiverso seriam 8:

    > A e B existem (são reais), e C não existe (não é real);
    > A e C existem (são reais), e B não existe (não é real);
    > B e C existem (são reais), e A não existe (não é real);
    > A existe (é real), e B e C não existem (não são reais);
    > B existe (é real), e A e C não existem (não são reais);
    > C existe (é real), e A e B não existem (não são reais);
    > A, B e C existem (são reais), e Nada inexiste (ou seja tudo existe);
    > Não há existência, A, B e C não são reais (ou seja, nada existe).

    Note que interessante, há um universo onde nada existe/é-real, neste universo nem você existe, e ele é tão válido (tão real/verdadeiro) quanto o(s) em que você existe. Isso dentro da teoria do Multi-verso, é claro.

    Que o Espírito Santo faça com que seu coração e sua mente se volte para Deus e para sua verdade, que você não seja convencido por coisas questionáveis tendo uma crença dubitável (de aposta, como Pascal dizia) mas sim uma crença baseada na revelação do próprio Deus. Amém.

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.