http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0qg7UOMIcj4
Produzido durante a era de Stálin, quando foi elaborada a primeira constituição que proibiu a discriminação racial, o filme Black & White, uma obra de arte de 1933, traz uma canção de Paul Robeson, Sometimes I feel like a motherless child ("Às vezes me sinto como uma criança sem mãe"), retratando o cotidiano de muitos negros no cinicamente autodeclarado "paraíso da democracia" do mundo ocidental.
O vídeo também retrata como a religião pode exercer um papel de conciliação entre classes antagônicas, inclusive com representantes da etnia oprimida.
O desenho é uma iniciativa individual dos diretores, feito em colaboração com artistas americanos, como Langston Hughes. Outros filmes nesse período foram feitos para denunciar essa mesma situação, tais como O circo (Tsirk), estrelado pela renomada atriz Lyubov Orlova, que no filme interpretou uma americana branca, mãe de um bebê negro, que se refugiou na União Soviética após ser apedrejada e quase linchada nos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.