KARL MARX EXPLICANDO AS CRISES CAPITALISTAS
As origens da atual crise financeira remontam aos anos 70 do século passado. As mudanças no interior da base produtiva capitalista aliada à crise de 1973 tornou a gestão keynesiana - encarnada no chamado Estado de Bem-Estar Social - um obstáculo para a continuidade da acumulação e reprodução capitalista, cedendo lugar ao neoliberalismo.
Com a gestão neoliberal serviços públicos essenciais foram sendo privatizados e os direitos dos trabalhadores reduzidos contribuindo para a queda da renda da classe trabalhadora. Paralelo a isso as mudanças na base produtiva elevaram a produtividade deixando o mercado cada vez mais inundado de mercadorias que tinham dificuldade de serem consumidas.
Para amenizar essa situação o crédito foi acionado e expandido causando o endividamento da classe trabalhadora dos países capitalistas centrais. Os banqueiros passavam a acumular não apenas mais dinheiro mas poder.
Com as dificuldades de acumulação e reprodução do capital na esfera produtiva cresce a especulação. Karl Marx descreveu assim esse processo:
"Com a queda da taxa de lucro aumenta o mínimo de capital que tem de estar nas mãos de cada capitalista para o emprego produtivo de trabalho; o mínimo exigido para se explorar o trabalho em geral e ainda para que o tempo de trabalho aplicado seja o necessário para a produção das mercadorias, não ultrapassando a média do tempo de trabalho socialmente necessário para produzi-las. Ao mesmo tempo aumenta a concentração, pois, além de certos limites, capital grande com pequena taxa de lucro acumula mais rapidamente que capital pequeno com taxa elevada. A certo nível, essa concentração crescente de capital por sua vez acarreta nova queda da taxa de lucro. A massa dos pequenos capitais dispersos é assim empurrada para as peripécias da especulação, das manobras fraudulentas com crédito e ações, das crises (...) Se cai a taxa de lucro, o capital se torna tenso, o que transparece no propósito de cada capitalista de reduzir, com melhores métodos, etc., o valor individual de suas mercadorias abaixo do valor médio social, e assim fazer um lucro extra, na base do preço estabelecido pelo mercado; ocorrerá ainda especulação geralmente favorecida pelas tentativas apaixonadas de experimentar novos métodos de produção, novos investimentos de capital, novas aventuras, a fim de obter um lucro extra qualquer, que não dependa da média geral e a ultrapasse." (O Capital - Livro 3 - Volume 4, p. 288-297. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1974)
Ele faz referência, ainda, a especulação com ferrovias no século XIX, citando o relatório Commercial Distress, 1847-1848:
"(...) o período de prosperidade de 1844 a 1847 na Inglaterra entrosou-se com a primeira grande especulação ferroviária. Sobre o efeito dela nos negócios em geral, o citado relatório diz: 'Em abril de 1847, quase todas as firmas comerciais tinham começado a exaurir mais ou menos seus negócios, aplicando parte do capital em ferrovias'" (O Capital - Livro 3 - Volume 5, p. 474. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1974)
Nos últimos anos assistiu-se ao crescimento da especulação com moradia, o que gerou nos países centrais a bolha imobiliária, que estourou em 2007 nos Estados Unidos, sendo o estopim da atual crise financeira.
Diante dela os banqueiros e as grandes empresas estão sendo socorridos com dinheiro dos contribuintes, o que tem feito elevar à estratosfera a dívida pública, cuja conta os governos fazem recair sob os ombros da classe trabalhadora que perde emprego, casa, salário, direitos sociais, etc.
Como se percebe a origem da atual crise, como a de toda crise capitalista, está na sua base produtiva. A necessidade de elevação da produção para reduzir custos e poder vender mais barato do que o concorrente (o que é buscado por todas as empresas) leva ao que Marx definiu como superprodução. Essa superprodução se transforma em crise quando não encontra absorção no mercado.
"O objetivo do capital não é satisfazer as necessidades, mas produzir lucro, alcançando essa finalidade por métodos que regulam o volume da produção pela escala da produção, e não o contrário. Por isso, terá sempre de haver discrepância entre as dimensões limitadas do consumo em base capitalista e uma produção que procura constantemente ultrapassar o limite que lhe é imanente." (O Capital - Livro 3 - Volume 4, p. 294. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1974)
A caracterização teórica dos fenônemos sociais e econômicos determina a atuação política diante deles. Assim, se as crises capitalistas iniciam-se no seu próprio modo de produção envolto em suas relações sócio-econômicas, e a especulação é efeito dessa contradição, não apenas essa última não é a causa da crise como não será simplesmente com a regulação da mesma que se porá fim às crises. Alguns não só acreditam nessa quimera como acham possível aliar-se com o chamado capital produtivo para combater o capital especulativo. Ignoram que o chamado capital produtivo possui grande inserção especulativa. Por isso os grandes empresários produtivos vibram tanto quanto os banqueiros diante dos planos de ajustes dos governos que atacam a capacidade consumidora dos trabalhadores.
Texto: Jorge Nogueira
Revisão, grifos e modificações: Marivalton Rissatto
AS ANALISES DE KARL MARX E O BRASIL DA ERA LULA-DILMA
Apesar de não concordar com todos os argumentos do autor (postado em BlogMon), segue sua analise da atual politica econômica do Brasil nesta era Lula-Dilma com meus comentários:
A crise financeira que eclodiu em 2008 se manifestou, no imediato, de formas distintas em vários países pelo mundo. Isso possibilitou que alguns governos tomassem medidas que na aparência e sob uma visão superficial pareçam completamente opostas às tomadas nos países mais afetados pela crise. Em algumas localidades há até a impressão de que a crise sequer se fez presente.
Nisto eu concordo com o autor, pois inúmeros países, mesmo na crise, não adotaram as politicas neoliberais de cortar direitos sociais, privatizar empress estatais, etc, mas o contrário, concederam ou deram continuidade a estas politicas, paises como a Noruega, Suiça, Venezuela, Brasil e outros.
Nisto eu concordo com o autor, pois inúmeros países, mesmo na crise, não adotaram as politicas neoliberais de cortar direitos sociais, privatizar empress estatais, etc, mas o contrário, concederam ou deram continuidade a estas politicas, paises como a Noruega, Suiça, Venezuela, Brasil e outros.
Nos fóruns nacionais e internacionais, o governo brasileiro, desde Lula, tem feito discursos onde gaba-se de estar enfrentando a crise financeira com eficiência e de forma distinta dos outros governos, em particular os da Europa e dos Estados Unidos.
De acordo com essa premissa, enquanto no exterior se ataca a produção, o consumo e os direitos dos trabalhadores, por aqui se estaria fazendo o inverso, sendo o governo brasileiro diametralmente oposto aos governos estrangeiros.
Teria-se encontrado aqui a fórmula mágica para debelar a crise capitalista que só não é repetida lá fora por simples insensibilidade de governos maldosos.
Mas será assim mesmo? Será que as ditas medidas anticrise praticadas pelo Brasil realmente se distinguem dos outros países?
O questionamento do autor aqui é pertinente. De fato o governo Lula-Dilma tem vem se gabando do seu "eficiente" método econômico. Com tudo até onde este modelo econômico adotado por Lula-Dilma é diferente dos outros modelos?
Até 2008 a prioridade no Brasil era a produção para exportação. Quando a crise estoura essas ficam prejudicadas e o governo brasileiro, para escoar essa produção, passa a tomar medidas para estimular o consumo interno das famílias, o chamado mercado interno, até então negligenciado.
Acreditando na eficiência dessa "fórmula", o empresário Abílio Diniz, afirmou, em apoio, mas corretamente, que o Brasil trocou "o consumo externo pelo interno". [1]
Como a valorização do salário mínimo não passa de um mito da propaganda governista pois aumentou menos nas gestões petistas do que na triste era FHC [2], adivinha qual tem sido o principal instrumento utilizado para manter o consumo dos trabalhadores brasileiros? Ele mesmo: o crédito!
Discordo, apesar de que o autor acerta ao dizer que o governo optou por fomentar o crédito, discordo quando diz que o salário mínimo teve aumentos inferiores durante o governo Lula-Dilma, pois segundo o Dieese, o mínimo atual (R$ 622,00) é o de maior poder de compra dos últimos 30 anos (desde 1979 era Vargas) como pode-se ver aqui.
http://www.salariominimo.net/salario/valores-historicos-do-salario-minimo/ E AQUI http://www2.camara.gov.br/radio/materias/VOZ-DO-BRASIL/407953-NOVO-SAL%C3%81RIO-M%C3%8DNIMO-TEM-MAIOR-PODER-DE-COMPRA-EM-TR%C3%8AS-D%C3%89CADAS-%2820%2714%22%29.html
De acordo com essa premissa, enquanto no exterior se ataca a produção, o consumo e os direitos dos trabalhadores, por aqui se estaria fazendo o inverso, sendo o governo brasileiro diametralmente oposto aos governos estrangeiros.
Teria-se encontrado aqui a fórmula mágica para debelar a crise capitalista que só não é repetida lá fora por simples insensibilidade de governos maldosos.
Mas será assim mesmo? Será que as ditas medidas anticrise praticadas pelo Brasil realmente se distinguem dos outros países?
O questionamento do autor aqui é pertinente. De fato o governo Lula-Dilma tem vem se gabando do seu "eficiente" método econômico. Com tudo até onde este modelo econômico adotado por Lula-Dilma é diferente dos outros modelos?
Até 2008 a prioridade no Brasil era a produção para exportação. Quando a crise estoura essas ficam prejudicadas e o governo brasileiro, para escoar essa produção, passa a tomar medidas para estimular o consumo interno das famílias, o chamado mercado interno, até então negligenciado.
Acreditando na eficiência dessa "fórmula", o empresário Abílio Diniz, afirmou, em apoio, mas corretamente, que o Brasil trocou "o consumo externo pelo interno". [1]
Como a valorização do salário mínimo não passa de um mito da propaganda governista pois aumentou menos nas gestões petistas do que na triste era FHC [2], adivinha qual tem sido o principal instrumento utilizado para manter o consumo dos trabalhadores brasileiros? Ele mesmo: o crédito!
Discordo, apesar de que o autor acerta ao dizer que o governo optou por fomentar o crédito, discordo quando diz que o salário mínimo teve aumentos inferiores durante o governo Lula-Dilma, pois segundo o Dieese, o mínimo atual (R$ 622,00) é o de maior poder de compra dos últimos 30 anos (desde 1979 era Vargas) como pode-se ver aqui.
http://www.salariominimo.net/salario/valores-historicos-do-salario-minimo/ E AQUI http://www2.camara.gov.br/radio/materias/VOZ-DO-BRASIL/407953-NOVO-SAL%C3%81RIO-M%C3%8DNIMO-TEM-MAIOR-PODER-DE-COMPRA-EM-TR%C3%8AS-D%C3%89CADAS-%2820%2714%22%29.html
Outra coisa que o autor ignora é que as exportações do Brasil batem recordes e isso tem nos gerado uma balança comercial positiva resultando em estabilidade da moeda e tornado o Brasil um país com "moral" la fora, atraindo assim investimentos, resultando em maior arrecadação fiscal e toda uma estabilidade financeira, veja:
De acordo com a "Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic)" divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em maio de 2011, 64,2% das famílias brasileiras já encontravam-se endividadas. [3]
Para se ter uma ideia do crescimento do crédito no Brasil, em 2007 este representava 34,2% do PIB. No ano seguinte já havia pulado para 41,3% [4] e em 2011 atingiu 49,1% [5]. O objetivo é chegar a 60% do PIB até 2015! [6]
As palavras do ex-presidente Lula não deixam dúvidas do crescimento monstruoso do crédito no nosso país:
"Em março de 2003, o crédito disponível no País era de R$ 380 bilhões. Hoje, o Brasil já tem R$ 1,5 trilhão em crédito" [7] Éramos "um país capitalista sem capitalismo", disse ainda o ex-presidente. [8]
Parte desse crédito tem sido utilizado para inflar a bolha imobiliária. Ainda que, em relação ao total do crédito, esse setor fique com uma quantia pequena, o volume de crescimento do crédito para ele também tem sido elevado.
Somente em 2011 o crédito imobiliário cresceu 42% em relação ao ano de 2010, isso levando-se em conta apenas os financiamentos com recursos da caderneta de poupança. [9] Em 2010 o aumento foi de 65% em relação ao ano anterior. [10] Para este ano a estimativa de aumento é de 30% a 40%. [11]
Mas expandir o crédito e inflar a bolha imobiliária não foram, conforme vimos, as medidas adotadas pelos países capitalistas centrais?
Como o governo petista optou pela manutenção e administração da ordem, quando a crise estourou em 2008, não viu outra alternativa senão a de tomar medidas que mantivessem em funcionamento o processo de acumulação e reprodução do capital.
Novamente discordo do autor, pois segundo estudos da FGV, a renda dos 50% mais pobres aumentou acima do que a renda dos mais ricos, veja:
Isto gerou uma enorme queda nas desigualdades, veja:
Para quem quiser ver todo o estudo da FGV e seus detalhes, acessar: http://www.cps.fgv.br/ibrecps/ncm2010/NCM_Pesquisa_FORMATADA.pdf
Para isso havia disponível um "segredo", já esgotado nos países centrais: o consumo do mercado interno. (concordo em partes, poi como vimos, a balança comercial do Brasil deu show) Este, por sua vez, foi ativado pela "inovadora" expansão do crédito:
"Segundo técnicos do governo, o crédito foi fundamental na recuperação do país após a crise de 2008". [12]
E parece haver a disposição de se levar ao limite essa "inovação". A pedido das classes dominantes, atualmente o Governo Dilma anda empenhado em tomar medidas para aprofundar a política de facilitação e expansão do crédito no país para evitar a crise de superprodução do capital.
Em recente reunião com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, as montadoras reclamaram mais crédito disponível para os trabalhadores comprar seus carros. E, ao que parece, foram atendidas. Afinal, como disse Cledorvino Belini, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea):
"Os presidentes das montadoras estavam lá e não houve nenhum tipo de contestação."[13]
Mas não é apenas o discurso de diferenciação em relação as medidas de incentivo ao consumo que é irreal. O de ausência de ataques à classe trabalhadora também.
No país que alardeia bom momento econômico ocorrem privatizações e ajustes fiscais (como o corte de mais de 55 bilhões do orçamento em fevereiro deste ano) que atingem em cheio serviços públicos essenciais como saúde e educação.
Discordo disso também, pois o governo vem investindo muito em politicas sociais, vejam os aumentos anunciados aos professores federais, a Policia Federal e o anuncio de usar 100% dos royalties do petróleo na educação. O autor, em sua fúria e anseio por atacar o governo, não prestou atenção para estes importantes fatos. Outro erro é chamar as concessões de privatizações. Mas segue:
Este corte recorde no orçamento é apontado por muitos economistas e apoiadores do governo como pré-requisito para a redução das taxas de juros recentemente praticadas pelo governo. Ou seja: os trabalhadores perdem saúde, educação e ainda são chamados a se endividar!
Quando o limite do endividamento ultrapassar o suportável, e isso pode ocorrer quando houver aumento das taxas de juros para segurar o capital estrangeiro que inunda o país ou com a elevação do desemprego, é provável que o governo brasileiro se mostre "inovador" mais uma vez, resgatando bancos e grandes empresas por um lado, e aprofundando o ataque aos direitos da classe trabalhadora por outro. Já haveria até uma lista com os "bancos brasileiros que não podem quebrar". [14]
Aqui o autor cai no achismo pessimista, não há dados que apontem para tal tragédia, muito pelo contrário, o Brasil faz parte dos Brics e desponta como uma das economias mais promissoras como apontou as agencia Guest, FMI e relatórios do Goldmam Sachs. Vejam:
As medidas "anticrise" do governo petista, cópias retardadas dos outros governos que gerem o capital mundo a fora, nada mais fazem do que empurrar a crise capitalista com a barriga. Como constatou Marx: "De que maneira consegue a burguesia vencer essas crises? De um lado, pela destruição violenta de grande quantidade de forças produtivas; de outro lado, pela conquista de novos mercados e pela exploração mais intensa dos antigos. A que leva isso? Ao preparo de crises mais extensas e mais destruidoras e à diminuição dos meios de evitá-las." - (Karl Marx in O Manifesto, 1848)[15]
Para se ter uma ideia do crescimento do crédito no Brasil, em 2007 este representava 34,2% do PIB. No ano seguinte já havia pulado para 41,3% [4] e em 2011 atingiu 49,1% [5]. O objetivo é chegar a 60% do PIB até 2015! [6]
As palavras do ex-presidente Lula não deixam dúvidas do crescimento monstruoso do crédito no nosso país:
"Em março de 2003, o crédito disponível no País era de R$ 380 bilhões. Hoje, o Brasil já tem R$ 1,5 trilhão em crédito" [7] Éramos "um país capitalista sem capitalismo", disse ainda o ex-presidente. [8]
Parte desse crédito tem sido utilizado para inflar a bolha imobiliária. Ainda que, em relação ao total do crédito, esse setor fique com uma quantia pequena, o volume de crescimento do crédito para ele também tem sido elevado.
Somente em 2011 o crédito imobiliário cresceu 42% em relação ao ano de 2010, isso levando-se em conta apenas os financiamentos com recursos da caderneta de poupança. [9] Em 2010 o aumento foi de 65% em relação ao ano anterior. [10] Para este ano a estimativa de aumento é de 30% a 40%. [11]
Mas expandir o crédito e inflar a bolha imobiliária não foram, conforme vimos, as medidas adotadas pelos países capitalistas centrais?
Como o governo petista optou pela manutenção e administração da ordem, quando a crise estourou em 2008, não viu outra alternativa senão a de tomar medidas que mantivessem em funcionamento o processo de acumulação e reprodução do capital.
Novamente discordo do autor, pois segundo estudos da FGV, a renda dos 50% mais pobres aumentou acima do que a renda dos mais ricos, veja:
Isto gerou uma enorme queda nas desigualdades, veja:
Para quem quiser ver todo o estudo da FGV e seus detalhes, acessar: http://www.cps.fgv.br/ibrecps/ncm2010/NCM_Pesquisa_FORMATADA.pdf
Para isso havia disponível um "segredo", já esgotado nos países centrais: o consumo do mercado interno. (concordo em partes, poi como vimos, a balança comercial do Brasil deu show) Este, por sua vez, foi ativado pela "inovadora" expansão do crédito:
"Segundo técnicos do governo, o crédito foi fundamental na recuperação do país após a crise de 2008". [12]
E parece haver a disposição de se levar ao limite essa "inovação". A pedido das classes dominantes, atualmente o Governo Dilma anda empenhado em tomar medidas para aprofundar a política de facilitação e expansão do crédito no país para evitar a crise de superprodução do capital.
Em recente reunião com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, as montadoras reclamaram mais crédito disponível para os trabalhadores comprar seus carros. E, ao que parece, foram atendidas. Afinal, como disse Cledorvino Belini, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea):
"Os presidentes das montadoras estavam lá e não houve nenhum tipo de contestação."[13]
Mas não é apenas o discurso de diferenciação em relação as medidas de incentivo ao consumo que é irreal. O de ausência de ataques à classe trabalhadora também.
No país que alardeia bom momento econômico ocorrem privatizações e ajustes fiscais (como o corte de mais de 55 bilhões do orçamento em fevereiro deste ano) que atingem em cheio serviços públicos essenciais como saúde e educação.
Discordo disso também, pois o governo vem investindo muito em politicas sociais, vejam os aumentos anunciados aos professores federais, a Policia Federal e o anuncio de usar 100% dos royalties do petróleo na educação. O autor, em sua fúria e anseio por atacar o governo, não prestou atenção para estes importantes fatos. Outro erro é chamar as concessões de privatizações. Mas segue:
Este corte recorde no orçamento é apontado por muitos economistas e apoiadores do governo como pré-requisito para a redução das taxas de juros recentemente praticadas pelo governo. Ou seja: os trabalhadores perdem saúde, educação e ainda são chamados a se endividar!
Quando o limite do endividamento ultrapassar o suportável, e isso pode ocorrer quando houver aumento das taxas de juros para segurar o capital estrangeiro que inunda o país ou com a elevação do desemprego, é provável que o governo brasileiro se mostre "inovador" mais uma vez, resgatando bancos e grandes empresas por um lado, e aprofundando o ataque aos direitos da classe trabalhadora por outro. Já haveria até uma lista com os "bancos brasileiros que não podem quebrar". [14]
Aqui o autor cai no achismo pessimista, não há dados que apontem para tal tragédia, muito pelo contrário, o Brasil faz parte dos Brics e desponta como uma das economias mais promissoras como apontou as agencia Guest, FMI e relatórios do Goldmam Sachs. Vejam:
As medidas "anticrise" do governo petista, cópias retardadas dos outros governos que gerem o capital mundo a fora, nada mais fazem do que empurrar a crise capitalista com a barriga. Como constatou Marx: "De que maneira consegue a burguesia vencer essas crises? De um lado, pela destruição violenta de grande quantidade de forças produtivas; de outro lado, pela conquista de novos mercados e pela exploração mais intensa dos antigos. A que leva isso? Ao preparo de crises mais extensas e mais destruidoras e à diminuição dos meios de evitá-las." - (Karl Marx in O Manifesto, 1848)[15]
Aqui novamente volto a concordar com o autor, pois por mais que a economia do Brasil nao esteja em ruínas como os países do centro do capital estão (Grécia, Espanha, Portugual, etc), ou totalmente individada como a dos EUA (que deve mais de 30 trilhões) é tudo questão de tempo, pois o capital é assim, linear, acumulatório e excludente. Não tem como escapar das clises cíclicas e isto todos concordam com Marx, desde Keynesianos, a neoliberais como Heyek passando por liberais como Mises.
O momento atual do Brasil e do mundo infelizmente comprova como que Karl Marx estava corretos em suas analises.
Abraços a todos e obrigado por acompanhar o blog. Um abraço em especial para o autor o texto, Jorge Nogueira, que apesar dos equívocos e de seu aparente ódio ao PT e ao Lula, me deu esta ótima oportunidade de apresentar aqui como que as teses de Marx permanecem insuperadas e reais, permanecendo como um importante e eficaz instrumento para analises econômicas sociais e politicas, abraços......
____________________________________________________
REFERENCIAS:
[1] "Brasil não é o País do futuro, é o de agora", diz Abilio Diniz (17/01/2012):
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201201171717_TRR_80734639
[2] Salário mínimo na era Lula aumentou MENOS que na era FHC (22/11/2010):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2010/11/salario-minimo-na-era-lula-aumentou.html
[3] 64,2% das famílias brasileiras estão endividadas, diz CNC. (18/05/2011):
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2011/05/646-das-familias-brasileiras-estao-endividadas-diz-cnc.html
[4] Volume de crédito alcança 41,3% do PIB em 2008 e bate recorde. (27/01/2009):
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2009/01/27/ult1913u101066.jhtm
[5] Pol. Monetária e Operações de Crédito do SFN. Banco Central do Brasil. Nota para a Imprensa, 27/01/2012:
http://www.bcb.gov.br/?ECOIMPOM
[6] Crédito no Brasil vai se expandir para 60% do PIB até 2015. (08/07/2011):
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/07/08/credito-no-brasil-vai-se-expandir-para-60-do-pib-ate-2015.jhtm
[7] Lula destaca aumento da oferta de crédito no País. (29/06/2010):
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,lula-destaca-aumento-da-oferta-de-credito-no-pais,25237,0.htm
[8] Brasil era um país 'capitalista sem capitalismo', diz Lula. (23/09/2010):
http://www1.folha.uol.com.br/poder/803607-brasil-era-um-pais-capitalista-sem-capitalismo-diz-lula.shtml
[9] Crédito imobiliário cresce 42% em 2011 ante 2010. (26/01/2012):
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,credito-imobiliario-cresce-42-em-2011-ante-2010,100666,0.htm
[10] Financiamento Imobiliário cresce 65% em 2010. (15/02/2011):
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI211372-15259,00.html
[11] Em 2012, crédito imobiliário para pessoas físicas deverá crescer de 30% a 40%. (07/12/2011):
http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/12/07/em-2012-credito-imobiliario-para-pessoas-fisicas-devera-crescer-de-30-a-40.jhtm
[12] Dilma pressiona por mais crédito (23/03/2012):
https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/3/23/dilma-pressiona-por-mais-credito
[13] Montadoras se queixam ao governo de que bancos dificultam crédito a veículos (12/04/2012):
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/4/12/montadoras-se-queixam-ao-governo-de-que-bancos-dificultam-credito-a-veiculos/
[14] Vem aí uma lista de bancos brasileiros que não podem quebrar (15/11/2011):
http://www.cartacapital.com.br/economia/vem-ai-uma-lista-de-bancos-brasileiros-que-podem-quebrar/
[15] Manifesto Comunista, 1848.
http://www.culturabrasil.pro.br/manifestocomunista.htm
http://blogdomonjn.blogspot.com.br/2012/05/crise-no-brasil.html
[1] "Brasil não é o País do futuro, é o de agora", diz Abilio Diniz (17/01/2012):
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201201171717_TRR_80734639
[2] Salário mínimo na era Lula aumentou MENOS que na era FHC (22/11/2010):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2010/11/salario-minimo-na-era-lula-aumentou.html
[3] 64,2% das famílias brasileiras estão endividadas, diz CNC. (18/05/2011):
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2011/05/646-das-familias-brasileiras-estao-endividadas-diz-cnc.html
[4] Volume de crédito alcança 41,3% do PIB em 2008 e bate recorde. (27/01/2009):
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2009/01/27/ult1913u101066.jhtm
[5] Pol. Monetária e Operações de Crédito do SFN. Banco Central do Brasil. Nota para a Imprensa, 27/01/2012:
http://www.bcb.gov.br/?ECOIMPOM
[6] Crédito no Brasil vai se expandir para 60% do PIB até 2015. (08/07/2011):
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/07/08/credito-no-brasil-vai-se-expandir-para-60-do-pib-ate-2015.jhtm
[7] Lula destaca aumento da oferta de crédito no País. (29/06/2010):
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,lula-destaca-aumento-da-oferta-de-credito-no-pais,25237,0.htm
[8] Brasil era um país 'capitalista sem capitalismo', diz Lula. (23/09/2010):
http://www1.folha.uol.com.br/poder/803607-brasil-era-um-pais-capitalista-sem-capitalismo-diz-lula.shtml
[9] Crédito imobiliário cresce 42% em 2011 ante 2010. (26/01/2012):
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,credito-imobiliario-cresce-42-em-2011-ante-2010,100666,0.htm
[10] Financiamento Imobiliário cresce 65% em 2010. (15/02/2011):
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI211372-15259,00.html
[11] Em 2012, crédito imobiliário para pessoas físicas deverá crescer de 30% a 40%. (07/12/2011):
http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/12/07/em-2012-credito-imobiliario-para-pessoas-fisicas-devera-crescer-de-30-a-40.jhtm
[12] Dilma pressiona por mais crédito (23/03/2012):
https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/3/23/dilma-pressiona-por-mais-credito
[13] Montadoras se queixam ao governo de que bancos dificultam crédito a veículos (12/04/2012):
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/4/12/montadoras-se-queixam-ao-governo-de-que-bancos-dificultam-credito-a-veiculos/
[14] Vem aí uma lista de bancos brasileiros que não podem quebrar (15/11/2011):
http://www.cartacapital.com.br/economia/vem-ai-uma-lista-de-bancos-brasileiros-que-podem-quebrar/
[15] Manifesto Comunista, 1848.
http://www.culturabrasil.pro.br/manifestocomunista.htm
http://blogdomonjn.blogspot.com.br/2012/05/crise-no-brasil.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que revestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.Lembrando que vc é o único responsável pelo que disser aqui. Divirta-se!
As críticas, mais do que os afagos, são bem vindas.