Qual o objetivo da Lei Azeredo?
Desde que foi aprovado pelo Senado, em 09/07/08, o projeto de lei relatado pelo senador Eduardo Azeredo (PL) contra crimes cibernéticos está causando polêmica. O problema é que, dentre as medidas, será considerado crime o acesso não autorizado de informação na rede, o que atrapalharia, principalmente, os blogs. Além disso, os provedores de acesso deverão armazenar os dados de conexão de seus usuários por até três anos para que sejam acessados pela polícia, caso necessário. Isso significa a perda da liberdade democrática da internet brasileira. O Ministério da Justiça, contrário a certas imposições, critica a “Lei Azeredo” e trabalha para que artigos do texto sejam vetados durante apreciação pela Câmara.
Em carta, o ministro Tarso Genro destaca "problemas" envolvendo os "tipos penais" e "os mecanismos de controle do projeto". “A aprovação do projeto de lei no Senado demonstrou o perigo de uma legislação com esses problemas ser aprovada, caso não haja reação forte e decidida dos setores democráticos da sociedade", afirma o ministro.
Segundo o secretário de assuntos legislativos do ministério Pedro Abramovay, a idéia é obter uma "maioria numérica" na Câmara para vetar esses artigos e apresentar um novo projeto para aspectos da legislação de internet que ficarem descobertos. A pasta também quer que sejam retirados do projeto os artigos relacionados à propriedade de direito autoral, já que o país já tem uma legislação sobre o assunto.
Isso quer dizer que, apesar de ter melhorado certas questões, o Ministério da Justiça piorou ainda mais a situação na questão do provimento de acesso e conteúdo.
Fica a pergunta: qual o verdadeiro objetivo da lei Azeredo se nao o de castrar a nossa liberdade?
-------------------------------------------------------
Palestra na Campus Party Brasil 2008 - Sergio Amadeu fala sobre o projeto de lei do senador Azeredo que pretende acabar com a privacidade na rede de computadores.
Vamos torcer para que a Lei Azeredo não seja aprovada dessa maneira. Talvês haja necessidade de diálogo, etc. Sinceramente, na minha humilde opinião, as gravadoras já ganham bilhões. Eu me lembro que quando surgiu a internet, eu estudava no Colégio São Luís, os professores falavam que as comunicações seriam mais rápidas, etc. Existe tambêm a riqueza intelectual e de conhecimento. E isso serve e ajuda à se expressar, a lidar com a vida.
ResponderExcluira china comunista e cuba e coreia do norte fazem muito pior
ResponderExcluirnao gosto dessa lei desse azevedo, mas nao posso ser hipocrita